Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4433
Título: | Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais |
Autor: | Silva, Divanny Costa da |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4610850502108327 |
Orientador: | Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7841487134333019 |
Palavras-chave: | Mulheres na ciência;Ensino;Aprendizagem;História da ciência |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Citação: | SILVA, Divanny Costa da. Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este trabajo buscó desarrollar una secuencia de enseñanza-aprendizaje sobre la radiactividad a partir del trabajo de Marie Curie, y promover a los estudiantes una visión menos androcéntrica acerca de la ciencia. Para construcción y desarrollo de esta secuencia nos orientamos por las concepciones teorizadas por Mehéut y Psillos, donde buscó promover el entrelazamiento de las dimensiones epistémica y pedagógica por medio de la Historia de la Ciencia (HC) como estrategia metodológica capaz de favorecer en el proceso de enseñanza-aprendizaje. A partir de esto fue elaborado cinco actividades asociadas a la evolución histórica, que propone disertar sobre la historia de la radiactividad a partir del importante trabajo de Marie Curie, comprendiendo el fenómeno, los efectos, riesgos y beneficios de la radiactividad en la sociedad. Se concluye que la propuesta de secuencia puede posiblemente contribuir significativamente al proceso de enseñanza aprendizaje contraponiéndose a una visión de ciencia a-histórica, lineal, descontextualizada, que sigue corroborando para el borrado femenino, así disminuyendo los impactos causados por el patriarcado. Además, propicia el desarrollo del saber científico pautado en la contextualización de ciencia socialmente construida. |
Resumo: | Este trabalho buscou desenvolver uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade a partir do trabalho de Marie Curie, e promover aos estudantes uma visão menos androcêntrica acerca da ciência. Para construção e desenvolvimento desta sequência nos orientamos pelas concepções teorizadas por Mehéut e Psillos, onde buscou promover o entrelaçamento das dimensões epistêmica e pedagógica por meio da História da Ciência (HC) como estratégia metodológica capaz de favorecer no processo de ensino-aprendizagem. A partir disto foi elaborado cinco atividades associadas a evolução histórica, que propõe dissertar sobre a história da radioatividade a partir do importante trabalho de Marie Curie, compreendendo o fenômeno, os efeitos, riscos e benefícios da radioatividade na sociedade. Conclui-se que a proposta de sequência pode possivelmente, contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem se contrapondo a uma visão de ciência a-histórica, linear, descontextualizada, que segue corroborando para o apagamento feminino, assim diminuindo os impactos causados pelo patriarcado. Além disso, propicia o desenvolvimento do saber científico pautado na contextualização de ciência socialmente construída. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4433 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_divannycostadasilva.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.