Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4433
Título: Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais
Autor: Silva, Divanny Costa da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4610850502108327
Orientador: Almeida, Maria Ângela Vasconcelos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7841487134333019
Palavras-chave: Mulheres na ciência;Ensino;Aprendizagem;História da ciência
Data do documento: 20-Out-2022
Citação: SILVA, Divanny Costa da. Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabajo buscó desarrollar una secuencia de enseñanza-aprendizaje sobre la radiactividad a partir del trabajo de Marie Curie, y promover a los estudiantes una visión menos androcéntrica acerca de la ciencia. Para construcción y desarrollo de esta secuencia nos orientamos por las concepciones teorizadas por Mehéut y Psillos, donde buscó promover el entrelazamiento de las dimensiones epistémica y pedagógica por medio de la Historia de la Ciencia (HC) como estrategia metodológica capaz de favorecer en el proceso de enseñanza-aprendizaje. A partir de esto fue elaborado cinco actividades asociadas a la evolución histórica, que propone disertar sobre la historia de la radiactividad a partir del importante trabajo de Marie Curie, comprendiendo el fenómeno, los efectos, riesgos y beneficios de la radiactividad en la sociedad. Se concluye que la propuesta de secuencia puede posiblemente contribuir significativamente al proceso de enseñanza aprendizaje contraponiéndose a una visión de ciencia a-histórica, lineal, descontextualizada, que sigue corroborando para el borrado femenino, así disminuyendo los impactos causados por el patriarcado. Además, propicia el desarrollo del saber científico pautado en la contextualización de ciencia socialmente construida.
Resumo: Este trabalho buscou desenvolver uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade a partir do trabalho de Marie Curie, e promover aos estudantes uma visão menos androcêntrica acerca da ciência. Para construção e desenvolvimento desta sequência nos orientamos pelas concepções teorizadas por Mehéut e Psillos, onde buscou promover o entrelaçamento das dimensões epistêmica e pedagógica por meio da História da Ciência (HC) como estratégia metodológica capaz de favorecer no processo de ensino-aprendizagem. A partir disto foi elaborado cinco atividades associadas a evolução histórica, que propõe dissertar sobre a história da radioatividade a partir do importante trabalho de Marie Curie, compreendendo o fenômeno, os efeitos, riscos e benefícios da radioatividade na sociedade. Conclui-se que a proposta de sequência pode possivelmente, contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem se contrapondo a uma visão de ciência a-histórica, linear, descontextualizada, que segue corroborando para o apagamento feminino, assim diminuindo os impactos causados pelo patriarcado. Além disso, propicia o desenvolvimento do saber científico pautado na contextualização de ciência socialmente construída.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4433
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_divannycostadasilva.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.