Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4430
Título: Caracterização dos parâmetros físico-químicos no Arquipélago de Fernando de Noronha como indicador de qualidade de água.
Autor: Silva, João Victor Sulino da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2859159241817877
Orientador: Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5700488412022830
Co-orientador : Garcia, Gabriel Santos
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9212363423333565
Palavras-chave: Água - Qualidade;Água do mar - Análise;Balneabilidade;Fernando de Noronha, Arquipélago (PE)
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: Silva, João Victor Sulino da. Caracterização dos parâmetros físico-químicos no Arquipélago de Fernando de Noronha como indicador de qualidade de água. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The Fernando de Noronha Archipelago is located in the equatorial South Atlantic and its climate is defined by two well-defined seasons (dry season and rainy season) with hydronidamic variations according to its position to the east or west. A part facing the African coast to the east (“Mar de Fora”) and another part facing the Brazilian coast to the west (Mar de Dentro). The increase in tourist demand in Fernando de Noronha has caused impacts over the years, such as the treatment inadequate effluent and waste dumping at sea. Faced with the need to analyze the different water masses and improve the understanding of the effects of seasonality and effluents on the physicalchemical parameters of seawater this work aimed to analyze and describe the seasonal variation of some physicochemical parameter from seawater from Fernando de Noronha Archipelago and verify that the parameters are in accordance with the Legislation. The samples were collected in places considering the predictors: Season of the year; “Mar de Dentro and Mar de Fora” (position facing West and east to the island respectively); Effluents and Circulation. It was found that all predictors were able to explain the response variables in a significant way, with the season of the year having the strongest effect on the data, followed by the presence of emissaries. The parameters proved to be inappropriate in the places with effluents when compared to the values stipulated in the Brazilian legislation. Based on what was seen in this study, we can identify the need to analyze more frequently Fernando de Noronha Archipelago, maintaining a monitoring of physicochemical and microbiological parameters in order to subsidize conservation actions of aquatic organisms and the well-being of the population that uses the beaches. It is also important to monitor the quality of the outfalls that reach the sea, maintaining a monitoring routine. As well as studying the interactions of parameters with marine life, considering that the island is surrounded by natural pools of great importance for the maintenance of marine life.
Resumo: Localizado no Atlântico Sul equatorial, o Arquipélago de Fernando de Noronha possui uma visitação turística muito intensa, que depende de um uso adequado dos recursos naturais para se manter operante. A infraestrutura de saneamento básico foi projetada para atender a um terço do número de visitantes anuais que atualmente visitam o arquipélago, de modo que a eficiência do tratamento de esgotos pode estar abaixo da necessária para garantir condições de banho adequadas. Além de um efeito na saúde dos banhistas, o descarte inadequado também pode danificar os ecossistemas marinhos do arquipélago, provocando a morte de organismos sensíveis e bioacumulando nas espécies de interesse pesqueiro. Tendo em vista esses potenciais danos, esta monografia busca avaliar a qualidade da água nas praias da ilha principal de Fernando de Noronha usando sete parâmetros físico-químicos, verificando se as condições de banho estão de acordo com a Legislação. Para avaliar as condições ambientais, três amostras de água foram colhidas em 17 praias da ilha principal durante duas ocasiões espaçadas por um mês em cada estação do ano (seca e chuvosa), totalizando 240 medições. Para melhor explicar esses resultados, avaliamos o efeito de alguns preditores sobre o conjunto de todos os parâmetros e de cada parâmetro em separado, sendo esses: a estação do ano, a região do arquipélago (mar noroeste, ou “de dentro”, contra o mar sudeste, “de fora”), a presença de emissários e o efeito da circulação na Baía do Sueste. No geral, as praias apresentaram condições de uso adequadas para a maioria dos parâmetros. Apenas as praias com presença de emissários (Boldró e Biboca) apresentaram condições impróprias, ultrapassando os valores indicados de nitrogênio amoniacal, fosfato e nitrato. Curiosamente, a concentração de fósforo dissolvida esteve acima das normas estipuladas por lei em todo o arquipélago, o que pode ter relação com o aporte de nutrientes vindos da erosão de rochas vulcânicas ou mesmo com a lixiviação do guano das aves marinhas. Todos os parâmetros responderam significativamente à estação do ano, com diferenças na qualidade da água ligadas ao mar, circulação e à presença de emissários. O conjunto de todos esses preditores explicou em torno de 66% da variância amostral, com diferenças de efeitos dos preditores em cada parâmetro. A partir deste estudo podemos identificar a necessidade de analisar com mais frequência as praias do Arquipélago de Fernando de Noronha, mantendo um monitoramento dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos, a fim de subsidiar ações de conservação dos organismos aquáticos e o bem estar da população e visitantes que utilizam o ambiente. É importante também acompanhar a qualidade dos emissários que chegam ao mar ao manter uma rotina de monitoramento, bem como estudar as interações dos parâmetros sobre a vida marinha para garantir a preservação de um mar saudável em Fernando de Noronha.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4430
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joaovictorsulinodasilva.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.