Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4419
Título: Relações morfométricas da Opisthonema oglinum (Le Sueur, 1818) capturada no Litoral Norte de Pernambuco.
Autor: Barbosa, Willyson Soares
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9604665491187383
Orientador: Andrade, Humber Agrelli de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5938373350418153
Palavras-chave: Manjuba (Peixe);Morfometria;Recursos pesqueiros
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: Barbosa, Willyson Soares. Relações morfométricas da Opisthonema oglinum (Le Sueur, 1818) capturada no Litoral Norte de Pernambuco. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A manjuba (Opisthonema oglinum) é um recurso pesqueiro de grande valor socioeconômico. A espécie é de fácil identificação visual, apresenta o último raio da nadadeira dorsal filamentoso e longo, uma coloração dorsal azulada e uma mancha escura na região superior do opérculo. Em Pernambuco, existem pescarias direcionadas para a manjuba, como o mangote e a rede de emalhe, e também ocorre a captura pelos currais. Os exemplares capturados são comercializados em mercados públicos, peixarias ou utilizados para consumo familiar. Estudos das relações morfométricas são utilizados para a compreensão de fenômenos ecológicos como o crescimento e reprodução. Dados de morfometria são utilizados para a estimativa de parâmetros para avaliações de estoques pesqueiros, o estudo da dinâmica de populações e para definições taxonômicas. Neste estudo foram analisadas 237 manjubas, e avaliados ajustes de modelos lineares, exponenciais, logarítmicos e potenciais com o objetivo de compreender quais melhor descrevem relações morfométricas e a relação peso-comprimento. Os modelos logarítmicos não descrevem bem as relações morfométricas da O. oglinum. Quando necessário, para estimar o comprimento padrão (CP), em milímetros, a medida mais indicada é a distância do início da nadadeira peitoral ao pedúnculo caudal (DPP), com um modelo linear. Para estimar o peso em gramas (P) a medida mais indicada é a altura do corpo no início da nadadeira dorsal (HD) fazendo uso de um modelo potencial. A relação peso-comprimento estimada para os sexos agrupados foi P = 1,85×10-5CP2,99, com R² = 0,94. Não há evidências para rejeitar a hipótese de que o coeficiente alométrico seja igual a 3, o que significa que não se apoia a hipótese de ausência de isometria.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4419
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_willysonsoaresbarbosa.pdf656,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.