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Título: Contribuição do programa ‘Mais Educação’ na educação básica de uma rede municipal
Autor: Leite, Simone Araújo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5956595733814710
Orientador: Moraes Filho, Rodolfo Araújo de
Palavras-chave: Educação integral;Qualidade da educação;Integralismo e educação
Data do documento: 7-Mar-2020
Citação: LEITE, Simone Araújo. Contribuição do programa ‘Mais Educação’ na educação básica de uma rede municipal. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: This work aimed to analyze the improvement in the quality of education of the Municipal Network of Recife, supported by the federal program ‘More Education’. This is a descriptive, quantitative study, carried out in a public school in the city of Recife-PE. It was used primary and secondary data, through an interview with the school management and the participant observation of the researcher as a teacher of the establishment, as well as analysis of the indices of the Basic Education Assessment System (SAEB) in the country, from 2010 to 2017. The data were analyzed using descriptive statistics. It was evidenced that the ‘More Education’ program had its success as a complementary factor to the actions of the analyzed school. Thus, it is concluded that the program itself does not guarantee the desired and desired quality in education, but combined with serious and committed teaching projects, it can contribute significantly to this integralist and formative formation of individuals.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a melhoria da qualidade da educação da Rede Municipal do Recife, tendo como suporte o programa federal ‘Mais Educação’. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, realizado em uma escola pública do município de Recife-PE, utilizando dados primários e secundários, por meio de entrevista com a direção da escola e a observação participante da pesquisadora enquanto professora do estabelecimento, bem como análise dos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do país, no período de 2010 a 2017. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Foi evidenciado que o programa ‘Mais Educação’ teve seu sucesso como fator complementar às ações da escola analisada. Desse modo, conclui-se que o programa em si não garante a devida e almejada qualidade na educação, mas aliado a projetos de ensino sérios e comprometidos, pode contribuir significativamente para essa formação integralista e formativa dos indivíduos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4415
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