Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410
Título: Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem
Autor: Silva, Suzi Batista da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2869555050306545
Orientador: Souza, Sandra Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Sequência didática;Eletroquímica;Biossensores;Aprendizagem significativa
Data do documento: 5-Nov-2020
Citação: SILVA, Suzi Batista da. Proposta de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica: biossensor como ferramenta de intervenção didática no processo de ensino-aprendizagem. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: To mitigate the main difficulties encountered in the teaching and learning process, methodologies are proposed with a focus on didactics more focused on research, investigation and experimentation actions, which may provide more active strategies from the didactic and pedagogical point of view, facilitating the participation of the student. student in this process. The contents in electrochemistry have been frequently pointed out by high school teachers and students as one of the subjects that represents great difficulties in the teaching - learning process. In view of the difficulty exposed, this research aimed to develop a didactic sequence to alleviate the learning difficulties in teaching electrochemistry using the biosensors as input. The teaching methodologies proposed for the study of the concepts about galvanic cells (batteries) involve practical experimental activities through investigation and problem solving (problem situation). For this purpose, it was proposed to use the functioning of electrochemical biosensors as a didactic tool for conceptual knowledge applied to electrochemistry. In this way, the use of specific methodologies for teaching chemistry promotes significant results, allowing the student to reflect and resolve the contradictions of problematic situations as a resource in the construction of concepts, making the student's learning process effective.
Resumo: Para atenuar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem são propostas metodologias com enfoque em uma didática mais voltada às ações de pesquisa, investigação e da experimentação, as quais poderão proporcionar estratégias do ponto de vista didático e pedagógico mais ativas facilitando a participação do aluno neste processo. Os conteúdos na eletroquímica têm sido frequentemente apontados por professores e estudantes do ensino médio como um dos assuntos que representa grandes dificuldades no processo de ensino – aprendizagem. Diante da dificuldade exposta essa pesquisa teve como objetivo elaborar uma sequência didática para amenizar as dificuldades de aprendizagem no ensino da eletroquímica utilizando como aporte os biossensores. As metodologias de ensino propostas para o estudo dos conceitos sobre células galvânicas (pilhas) envolvem atividades práticas experimentais por investigação e resolução de problemas (situação-problema). Para isso foi proposto utilizar o funcionamento de biossensores eletroquímicos como ferramenta didática para o conhecimento conceitual aplicado à eletroquímica. Desta forma, o uso de metodologias específicas para o ensino de química promove resultados significativos, proporcionando ao aluno refletir e resolver as contradições das situações problemáticas como um recurso na construção de conceitos, efetivando a aprendizagem do aluno.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4410
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_suzibatistadasilva.pdf535,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.