Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4408
Título: | Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA |
Autor: | Santos, Anderson Bispo dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/3410216969927683 |
Orientador: | Ferreira, Jeneffer Cristine |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3000364145302421 |
Palavras-chave: | Autismo;Tecnologia;Aplicativos móveis;Comunicação |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Citação: | SANTOS, Anderson Bispo dos. Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Palmares, 2022. |
Abstract: | Autism and technology are topics much discussed today, however, there is much more than simply applications and methods in this context, it is important to point out which methods and techniques for a better treatment and/or education of the child with ASD were addressed in this stated the AAC (Augmentative and Alternative Communication) which is a concept applied to techniques such as ABA (Applied Behavior Analysis), where an exploratory analysis of an app called Matraquinha was carried out, which aims to “give voice” to children with difficulties in expressing themselves or verbal severity. However, we carried out a study with atypical and neurotypical children, in order to better understand how the App works, validating its efficiency and applicability based on the results achieved in 15 days of usability, a study carried out with 10 different families, belonging to APAE Palmares-PE, where we stress the app to the maximum, in order not only to identify possible bugs, but also to analyze the behavior of children, parents and the App itself. |
Resumo: | O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4408 |
Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_andersonbispodossantos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.