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Título: Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow
Autor: Santos, Luiz Felipe dos
Orientador: Trindade, Cleyton Carvalho da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6298429503812388
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação);Big data;Dados conectados;Redes sociais on-line;Processamento de linguagem natural (Computação);Aprendizado do computador
Data do documento: 22-Ago-2019
Citação: SANTOS, Luiz Felipe dos. Análise de sentimentos em publicações do Stackoverflow. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The use of social networks, forums and various media has been growing exponentially, reflecting directly on the amount of data generated on the Internet, a large portion of the data generated, are open and can be accessed and processed. As a result, the possibilities generated by open data have attracted many researchers and companies to extract valuable information about their customers. Information extracted from this mass of data can change the strategy of many companies and people. In computer forums, you can see the same pattern, multiple people interacting and generating various information about information technology and its derivatives. The research will go through the whole cycle of sentiment analysis, data capture on the StackOverflow platform, data processing,natural language processing, algorithm training and classification. In order to show the data processing and classification steps, compare the classification approaches and extract information about the analyzed database. After applying the sentiment analysis cycle, it was possible to compare the results of each classifier and extract information about the analyzed database, about the performance of the unstructured classifiers and the difficulty of working with the language Portuguese database.
Resumo: A utilização de redes sociais, fóruns e diversos meios de comunicação, vem crescendo ex-ponencialmente, refletindo diretamente na quantidade de dados gerados na internet, uma grande parcela dos dados gerados, estão abertos e podem ser acessados e processados. Com isso, as possibilidades geradas com os dados abertos, tem atraído vários pesquisadores e empresas, com o intuito de extrair informações preciosas sobre seus clientes. As informações extraídas a partir dessa massa de dados, podem mudar a estratégia de diversas empresas e pessoas. Nos fóruns sobre computação, é possível visualizar o mesmo padrão, várias pessoas interagindo e gerando diversas informações sobre a tecnologia da informação e seus derivados. A pesquisa passará por todo o ciclo da análise de sentimentos, captação dos dados na plataforma do StackOverflow, tratamento dos dados, processamento de linguagem natural, treinamento dos algoritmos e a classificação. Com o intuito de mostrar as etapas de processamento e classificação dos dados, comparar as abordagens de classificação e extrair informações sobre a base de dados analisada. Após a aplicação do ciclo da análise de sentimentos, foi possível comparar os resultados de cada classificador e extrair informações sobre a base de dados analisada, sobre a performance dos classificadores em base de dados não estruturadas e a dificuldade de trabalhar com base de dados na língua portuguesa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4407
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (UAEADTec)

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