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Título: Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso
Autor: Miranda, Raphaela Dantas
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7681050703890574
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Formação de professores;Educação científica;Ciência, tecnologia e sociedade (CTS);Razão prática
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: MIRANDA, Raphaela Dantas. Impactos de um processo de formação docente, fundamentado na racionalidade prática, na alfabetização científica e tecnológica de licenciandos em Química: um estudo de caso. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: It is in the context of the applications and implications of science and technology in society that the need for citizens' Scientific and Technological Literacy (STL) was highlighted. In this perspective, the objective of this research was to analyze the impacts of a teacher training process, based on practical rationality in the STL of Chemistry degree students. It was assumed that the process of initial formation of Chemistry teachers, based on practical rationality, can contribute to the STL of these future teachers, since this type of rationality considers practice as a place of reflection for the production of knowledge, as, knowledge related to the Nature of Science and Technology, an essential component of STL. For this purpose, this research: 1) had the participation of eight undergraduate students in Chemistry who were taking the Instrumentation for Teaching Chemistry II (ITC II) discipline, curricular component of the 7th period of the course's curriculum matrix; 2) followed as methodological steps: presentation of the research objectives to the undergraduate students followed by reading and signing of the informed agreement term; application of the COCTS with Chemistry degree students enrolled in the discipline of ITC II in the second semester of 2018 - before the development of the training process; reapplication of COCTS with graduates in Chemistry after the referred process and data analysis; 3) adopted qualitative and quantitative data approaches. From the analyzes carried out, evidence was found that the training process contributed to the undergraduate students’ STL, however, it did not guarantee the development of adequate conceptions of Science, Science-Technology relationship, Technology-Society relationship and Science Epistemology. Therefore, these results corroborate the need to return of the attention to teacher training, more specifically, to the initial training of Chemistry teachers, when we assume STL as a cultural need for citizens of contemporary society and as one of the objectives of teaching sciences, and more particularly, the teaching of Chemistry.
Resumo: É no contexto das aplicações e implicações da ciência e da tecnologia na sociedade, que se destacou a necessidade da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos cidadãos. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar impactos de um processo de formação docente, fundamentado pela racionalidade prática na ACT de licenciandos em Química. Partiu-se do pressuposto de que o processo de formação inicial de professores de Química, baseado na racionalidade prática, pode contribuir na ACT destes futuros professores, visto que este tipo de racionalidade considera a prática como lócus de reflexão para a produção de conhecimentos, como, por exemplo, conhecimentos relativos à Natureza da Ciência e da Tecnologia, componente essencial da ACT. Para esta finalidade, esta pesquisa: 1) contou com a participação de oito licenciandos em Química que cursavam a disciplina Instrumentação para o Ensino de Química II (IEQ II), componente curricular do 7º período da matriz curricular do curso; 2) seguiu como etapas metodológicas: apresentação dos objetivos da pesquisa aos estudantes, seguida de leitura e assinatura do termo de consentimento esclarecido; aplicação do COCTS com licenciandos em Química matriculados na disciplina de IEQ II no segundo semestre de 2018 – antes do desenvolvimento do processo formativo; reaplicação do COCTS com licenciandos em Química após o referido processo e análise dos dados; 3) adotou abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. A partir das análises realizadas, foram encontradas evidências de que o processo formativo contribuiu na ACT dos graduandos, porém, não garantiu, por exemplo, o desenvolvimento de concepções adequadas de Ciência, relação Ciência-Tecnologia, relação Tecnologia-Sociedade e Epistemologia da Ciência. Portanto, estes resultados corroboram com a necessidade de voltar à atenção para a formação docente, mais especificamente, para a formação inicial de professores de Química, quando assumimos a ACT como uma necessidade cultural dos cidadãos da sociedade contemporânea e como um dos objetivos do ensino de ciências, e mais particularmente, do ensino de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4401
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

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