Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4395
Título: Caracterização física e química de argissolo amarelo e luvissolo crômico para condução de experimento com salinidade
Autor: Querido, Maxmiliany Mendes Ferreira
Orientador: Souza, Edivan Rodrigues de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9880175880477851
Palavras-chave: Física do solo;Nutrição vegetal;Química do solo;Argissolos;Luvissolos
Data do documento: 2022
Citação: QUERIDO, Maxmiliany Mendes Ferreira. Caracterização física e química de argissolo amarelo e luvissolo crômico para condução de experimento com salinidade. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: Os sistemas de cultivo modificam os atributos do solo e podem alterar sua qualidade. A análise de solos é o único método que permite, antes do plantio, conhecer a capacidade de um determinado solo suprir nutrientes para as plantas. Para a escolha do melhor uso e manejo do solo é necessário conhecer suas características químicas e físicas. Exclusivamente avaliados por métodos laboratoriais, os atributos do solo vêm sendo empregados como indicadores de qualidade e, apesar de bastante exatos, são de difícil acesso ou apresentam custos elevados em avaliações de grande proporção. Nessa perspectiva, o presente relatório desenvolveu atividades laboratoriais para avaliar as análises física e química de um Argissolo Amarelo e de um Luvissolo Crômico, para posteriormente ser conduzido um experimento de salinidade que envolve solo e planta, onde os atributos físico e químico desempenham papéis de suma importância para realizar qualquer prática de manejo do solo sob diferentes condições extrema. Os solos em questão foram coletados nos municípios de Itapirema-Goiana-Estação do IPA (Argissolo Amarelo) e de Belém de São Francisco (Luvissolo Crômico).
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4395
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_maxmilianymendesferreiraquerido.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.