Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4385
Título: Uma sequência didática para a abordagem da fissão e da fusão nuclear no Ensino Médio.
Autor: Silva, Maria Conceição Torres da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8251096339755832
Orientador: Simões Neto, José Euzébio
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Sequência didática;Fissão nuclear;Fusão nuclear
Data do documento: 18-Dez-2019
Citação: Silva, Maria Conceição Torres da. Uma sequência didática para a abordagem da fissão e da fusão nuclear no Ensino Médio. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This study to analyze the contributions of a didactic sequence based on the three pedagogical moments in the construction of the concepts of fission and nuclear fusion in high school. For this, we use the pedagogy of the three pedagogical moments, having among the associated strategies a problem situation about the risks caused by nuclear energy. The lectures and videos on the beneficial use of nuclear fission and fusion also comprised the proposed material, which aimed to enrich the discussions that took place on the subject and enable the construction of concepts necessary to solve the problem situation. Twenty-four students from the second year of high school participated in the research. For data collection and construction, two forms of registration were used: writing and audio recordings. The data were analyzed qualitatively so that the results were systematized, highlighting the previous categorization used for the analysis of the answers given the problem situation. The students' participation was constant and significant in each stage, which allowed a good construction and reconstruction of their knowledge. The hypothesis survey made possible the structuring of the final answer from the knowledge construction along the proposed activities. The answers given to the problem situation show that the students used the information brought in the three different moments that make up the sequence. We highlight the teamwork and the desire to learn the scientific concepts on the part of the students, who were always interested in the approach taken. Finally the construction of a problem situation from a real context seems to us a good alternative for the construction of general concepts of radioactivity, mainly about nuclear fission and fusion, as it allows the development of scientific concepts and the construction of knowledge of a broad and differentiated perspective.
Resumo: O presente estudo analisar as contribuições de uma sequência didática com base nos três momentos pedagógicos na construção dos conceitos de fissão e fusão nuclear do Ensino Médio. Para isso, utilizamos a pedagogia dos três momentos pedagógicos, tendo entre as estratégias associadas uma situaçãoproblema sobre os riscos provocados por energia nuclear. Na intervenção aulas teóricas e vídeos sobre o uso benéfico da fissão e fusão nuclear também compunham o material proposto, que tinha o objetivo de enriquecer as discussões que aconteceram sobre a temática e possibilitar a construção de conceitos necessários para resolução da situação-problema. Participaram da pesquisa 24 alunos, do 2º ano do Ensino Médio. Para coleta e construção dos dados foram utilizadas duas formas de registro: o escrito e gravações em áudio. Os dados foram analisados qualitativamente para que assim os resultados fossem sistematizados, com destaque para a categorização prévia utilizada para a análise das respostas dadas a situação-problema. A participação dos alunos foi constante e significativa em cada etapa realizada o que possibilitou boa construção e reconstrução do conhecimento deles. O levantamento de hipóteses possibilitou no estruturamento da resposta final a partir da construção do conhecimento ao longo da realização das atividades propostas. As respostas dadas a situação-problema mostram que os alunos utilizaram as informações trazidas nos três diferentes momentos que compõem a sequência. Destacamos o trabalho em equipe e o desejo em aprender os conceitos científicos, por parte dos estudantes, que a todo o momento mostravam-se interessados com a abordagem realizada. Por fim a construção de uma situação-problema a partir de um contexto real nos parece uma boa alternativa para a construção de conceitos gerais de radioatividade, principalmente sobre fissão e fusão nuclear, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção do conhecimento de uma perspectiva ampla e diferenciada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4385
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariaconceiçãotorresdasilva.pdf550,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.