Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384
Título: Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018.
Autor: Silva, Marcio Gomes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3809853408883171
Orientador: Silva, Suely Alves da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Chuvas ácidas;Livros didáticos
Data do documento: 22-Dez-2021
Citação: Silva, Marcio Gomes da. Uma análise do tema chuva ácida nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The media in general always address scientific novelties and end up creating a de-mand that must be discussed in the school environment, which always imposes a need for updating both on the part of teachers and of the teaching materials used. Among the materials made available in schools is the textbook, mainly from the Na-tional Textbook Program – PNLD, in force since 1996, and the National Book Pro-gram for High Schools – PNLEM, implemented in 2004 It is through these two pro-grams that students from the public education system, whose schools adhere to them, will receive the book free of charge and must return it after the period of use. Such programs are always aimed at improving the quality of teaching and, it is con-sidered necessary to “improve and expand the didactic resources available for the teaching work and for the effective support for the student's intellectual development” (BRASIL, 2005, p. 32). One of the themes that is always explored by the media re-fers to the global warming of the planet, caused by the excess of certain gases in the air, which accentuate the greenhouse effect, acid rain and other environmental prob-lems. Thus, this is a topic that a Chemistry teacher often needs to give special atten-tion to in their classes. In this sense, our objective in this research was to analyze whether the chemistry textbooks approved in the PNLD for the year 2018 bring the theme acid rain and how it is addressed. Qualitative bibliographic research was car-ried out. Therefore, it was possible to consider that the analysis of textbooks allowed us to conclude that the theme of acid rain is approached in a very simplified way, in most of the analyzed books, and in some they are the threads of certain units. It is considered as positive aspects the fact that the theme of acid rain is frequent in the analyzed books. Thus, they point to the real possibilities of a practical approach to this theme, proposed by the textbook.
Resumo: Os meios de comunicação de um modo geral sempre abordam novidades científicas e acabam por criar uma demanda que deve ser dialogada no âmbito escolar, o que impõe sempre uma necessidade de atualização tanto por parte dos professores quanto por parte dos materiais didáticos utilizados. Entre os materiais disponibilizados nas escolas está o livro didático, principalmente a partir do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, em vigor desde 1996, e do Progra-ma Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM, implantado em 2004. É por meio desses dois programas, que o estudante da rede pública de ensino, cujas escolas aderiram aos mesmos, receberá gratuitamente o livro e deverá devolvê-lo após o período de uso. Tais programas visam sempre à melhoria da qualidade do ensino e, considera-se necessário “a melhoria e ampliação dos recursos didáticos disponíveis para o trabalho docente e para o efetivo apoio para o desenvolvimento intelectual do aluno” (BRASIL, 2005, p. 32). Um dos temas que sempre é explorado pela mídia refere-se ao aquecimento global do planeta, causado pelo excesso de certos gases no ar, que acentuam o efeito estufa, a chuva ácida e outros problemas ambientais. Assim, este é um tema o qual professor de Química precisa, muitas vezes, dar uma atenção especial em suas aulas. Nesse sentido, tivemos como objetivo nessa pesquisa, analisar se os livros didáticos de Química aprovados no PNLD do ano de 2018 trazem a temática chuva ácida e como é abordada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Portanto, foi possível considerarmos que a análise dos livros didáticos permitiu-nos concluir que o tema chuva ácida é abordado de maneira muito simplificada, na maioria dos livros analisados, e em alguns eles são os fios condutores de certas unidades. Considera-se como aspectos positivos o fato de que o tema chuva ácida serem frequentes nos livros analisados. Assim, assinalam para as possibilidades reais de uma abordagem prática dessa temática, proposta pelo livro didático.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4384
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marciogomesdasilva.pdf498,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.