Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382
Título: Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual.
Autor: Silva, Lindainez Rosendo da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0704241572344362
Orientador: Firme, Ruth do Nascimento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7234636790850019
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Ensino remoto;Sequência didática
Data do documento: 15-Jul-2021
Citação: Silva, Lindainez Rosendo da. Propostas didáticas para o ensino de Química remoto no Ensino Médio com o uso da sequência didática interativa virtual. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Due to the pandemic caused by the COVID 19 virus and the consequent social distance, there was a need to resort to virtual environments to continue the educational activities through remote teaching. In the context of remote teaching we highlight, among other teaching methodologies, the Virtual Interactive Teaching Sequence (VITES), an adaptation of the Interactive Teaching Sequence (IDS) for the virtual environment. In this context of remote teaching, this monograph aimed to develop didactic proposals for the teaching of remote chemistry in high school using SDIV. The didactic proposals were developed to address the contents of Substances and Mixtures, Solutions, Isomery, and Polymers. Methodologically, the didactic proposals were composed of six steps (identification of students' preconceptions; dialogic lecture; and application of the SDIV following its specific moments - individual responses from the students, collective responses from the origin groups, formation of the hybrid group, and collective response-synthesis of the hybrid group) and organized in two moments. Therefore, four didactic proposals were developed for the teaching of remote chemistry with the use of SDIV, through the following virtual platforms: Google Forms, Google Meet, and Google Meet Breakout Rooms, free platforms that require only a Gmail account from the user.
Resumo: Devido à pandemia causada pelo vírus da COVID 19 e o consequente distanciamento social, houve a necessidade de recorrer a ambientes virtuais para dar continuidade às atividades educacionais por meio do ensino remoto. No contexto de ensino remoto destaca-se, entre outras metodologias de ensino, a Sequência Didática Interativa Virtual (SDIV), uma adaptação da Sequência Didática Interativa (SDI) para o ambiente virtual. Nesse contexto de ensino remoto, esta monografia teve por objetivo desenvolver propostas didáticas para o ensino de Química remoto no ensino médio com o uso da SDIV. As propostas didáticas foram elaboradas para a abordagem dos conteúdos de Substâncias e Misturas, Soluções, Isomeria e Polímeros. Metodologicamente, as propostas didáticas foram constituídas de seis etapas (identificação de concepções prévias dos estudantes; aula expositiva dialogada; e aplicação da SDIV seguindo seus momentos específicos - respostas individuais dos estudantes, respostas coletivas dos grupos de origem, formação do grupo híbrido, e resposta-síntese coletiva do grupo híbrido) e organizadas em dois momentos. Portanto, foram desenvolvidas quatro propostas didáticas para o ensino de Química remoto com o uso da SDIV, por meio das seguintes plataformas virtuais: Google Forms, GoogleMeet, e Google Meet Breakout Rooms, plataformas gratuitas que exigem do usuário apenas uma conta no Gmail.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4382
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_lindainezrosendodasilva.pdf11,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.