Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4372
Título: | Sequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um juri simulado |
Autor: | Oliveira, Juliana Félix de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4869917395565843 |
Orientador: | Simões Neto, José Euzébio |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/3560726840212196 |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino;Radioatividade;Sequência didática;Aprendizagem ativa |
Data do documento: | 3-Mar-2021 |
Citação: | OLIVEIRA, Juliana Félix de. Sequência didática para abordagem do conteúdo da radioatividade com base em um júri simulado. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This study analyzes the contributions of a didactic sequence based on Patro's model 5E in the construction of concepts about radioactivity content. For this, we used as strategies a simulated jury, a problem-situation and the construction and discussion of an infographic. The intervention material also included the exhibition and debate on a video about the accident with Cesium-137 in Goiânia, a questionnaire to survey previous conceptions and a guide for research and development of infographics, which aimed to expand discussions on the theme and contribute to the construction of concepts necessary for the resolution of the problem-situation and participation in the simulated jury. The research was carried out in a class of the 3rd year of high school, with about 20 participants. For data collection and construction, we used a questionnaire and audio recording, using a Smartphone. The results were grouped into categories for further analysis of the questionnaire responses to previous conceptions and the problem-situation. The survey of previous conceptions showed us that students identify the understanding about the existence of radioactivity and their participation in the society in which we live, even though students are unable to explain which chemical concepts are involved in their statements. The answers given by the students to the problem-situation have little to do with the scientific concepts about radioactivity, however, we observed in their responses a significant change in relation to the responses of the diagnostic evaluation, as they started to see radioactivity not only. The simulated jury was evaluated in the search to identify, in the students' speeches, the chemical concepts that involved the specific theme. The proposed didactic sequence seems to be a good alternative for building concepts that involve radioactivity, as it allows the development of scientific concepts and the construction of knowledge from an active perspective of students and considering benefits and problems associated with the use of radioactivity in society. |
Resumo: | O presente estudo analisa as contribuições de uma sequência didática baseada no modelo 5E de Patro na construção dos conceitos sobre o conteúdo radioatividade. Para isso, utilizamos como estratégias um júri simulado, uma situação-problema e a construção e discussão de um infográfico. Ainda compunham o material da intervenção a exibição e debate sobre um vídeo acerca do acidente com Césio-137 em Goiânia, um questionário para levantamento das concepções prévias e um guia de pesquisa e elaboração de infográficos, que tinham por objetivo ampliar as discussões sobre a temática e contribuir para a construção de conceitos necessários para a resolução da situação-problema e participação no júri simulado. A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio, com cerca de 20 participantes. Para coleta e construção de dados utilizamos questionário e gravação de áudio, por meio de Smartphone, aparelho de telefonia celular. Os resultados foram agrupados em categorias para posterior análise das respostas do questionário das concepções prévias e da situação-problema. O levantamento das concepções prévias nos mostrou que os alunos identificam a compreensão sobre a existência da radioatividade e sua participação na sociedade em que vivemos, mesmo que os estudantes não consigam explicar quais conceitos químicos estão envolvidos nas suas afirmativas. As respostas dadas pelos estudantes a situação-problema pouco dialogam com os conceitos científicos sobre radioatividade, porém, observamos em suas respostas uma mudança significativa em relação às respostas da avaliação diagnóstica, pois passaram a ver a radioatividade não apenas. O júri simulado foi avaliado na busca de identificar, nas falas dos estudantes, os conceitos químicos que envolviam a temática específica. A sequência didática proposta parece ser uma boa alternativa para construção de conceitos que envolvem a radioatividade, pois permite o desenvolvimento dos conceitos científicos e a construção de conhecimento de uma perspectiva ativa dos estudantes e considerando benefícios e problemas associados ao uso da radioatividade na sociedade. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4372 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_julianafelixdeoliveira.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.