Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4371
Título: Descriminalizando a maconha - a legalização do cultivo domiciliar, a popularização das políticas de fitoterápicos e o ensino de Química
Autor: Figueiredo, Júlia Martins
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9920383371525159
Orientador: Silva, Lourinalda Luiza Dantas da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7013867423178814
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Sequência didática;Maconha - Uso terapêutico;Drogas - Descriminalização
Data do documento: 14-Jul-2021
Citação: FIGUEIREDO, Júlia Martins. Descriminalizando a maconha - a legalização do cultivo domiciliar, a popularização das políticas de fitoterápicos e o ensino de Química. 2021. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Marijuana has had a prohibition process in Brazil based on racism and eugenics for over three centuries. Given its historical framework, culture with medicinal purposes goes through constant struggles for release and use for health. Seeking to discuss its legality and making an approximation with the Teaching of Chemistry, the following question is established: What is the importance of dialoguing and debating the legalization of marijuana in Chemistry classrooms of university courses in Brazil, in order to propose a decoloniality in the history of marijuana criminalization and the legalization of home cultivation? To answer the research question, the general objective was to promote dialogue and update the history of marijuana in Brazil from criminalization in the post-abolition period and prepare a Didactic Sequence (DS) to discuss the legalization of marijuana use and its medicinal action from of Chemistry Teaching. This is a qualitative and exploratory research in accordance with its objectives. The methodology adopted was the elaboration and application of a STS-Art Didactic Sequence, using Education in Human Rights and Decoloniality, applied in Organic Chemistry classes in the courses of Bachelor of Agroecology, Biology and Forestry Engineering at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). The STS-Art didactic sequence, with the theme associated with marijuana and its prohibition in the post-abolition period to approach chemical concepts, resulted in the elaboration of a mystique and a video. The activities were analyzed considering the 3 dimensions of Human Rights Education: 1) empowerment of subjects and groups that were put on the sidelines; 2) the formation of legal subjects; 3) educate never again. These dimensions were consistent with the 4 principles of mysticism: 1) liberation of the proletariat; 2) ways of socialism; 3) ways to gain power; 4) creativity. However, it is noteworthy that the remote learning process made it difficult to interact and produce activities in general and this impact is noticeable in the actions developed, whether to establish participation and/or communication, or to carry out the activities. It is concluded, based on the analysis of the activities developed and the interaction of the students, that, even with difficulties, the involvement of the students in an attempt to elaborate the mystique and the video, establishing the interweaving of the contents in a decolonial manner and within the dimensions of Education in Human Rights, was expressive and the application of DS proved to be potentially motivating for the discussion of themes that are still not associated with the Teaching of Chemistry.
Resumo: A maconha tem um processo de proibição no Brasil baseado em racismo e eugenia há mais de três séculos. Dado seu quadro histórico, a cultura com fins medicinais passa por constantes lutas para liberação e utilização para saúde. Buscando discutir sobre sua legalidade e fazendo uma aproximação com o ensino da Química, estabelece-se o seguinte questionamento: qual a importância de dialogar e debater a legalização da maconha em salas de aula de Química de cursos do ensino superior no Brasil, visando propor uma decolonialidade na história da criminalização da maconha e legalização do cultivo domiciliar? Para responder à questão de pesquisa delimitou-se como objetivo geral promover o diálogo e a atualização da história da maconha no Brasil a partir criminalização no pós-abolição e elaborar uma sequência didática (SD) para discutir a legalização do uso da maconha e sua ação medicinal a partir do ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória de acordo com seus objetivos. Adotou-se como metodologia a elaboração e aplicação de uma Sequência Didática CTS-Arte, utilizando da Educação em Direitos Humanos e da Decolonialidade, aplicadas nas aulas de Química Orgânica nos cursos de Bacharelado em Agroecologia, Biologia e Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A sequência didática CTSArte, com a temática associada a maconha e sua proibição no período pós abolição para abordagem dos conceitos químicos, resultou na elaboração de uma mística e um vídeo. As atividades foram analisadas diante das três dimensões da Educação em Direitos Humanos: 1) empoderamento de sujeitos e grupos que foram postos à margem; 2) a formação de sujeitos de direito; 3) educar para nunca mais. Estas dimensões coadunaram com os quatro princípios da mística: 1) libertação do proletariado; 2) caminhos do socialismo; 3) formas de conquistar o poder; 4) criatividade. No entanto, destaca-se que o processo do ensino remoto dificultou a interação e produção de atividades de forma geral e este impacto é perceptível nas ações desenvolvidas, seja para estabelecer uma participação e/ou uma comunicação, seja para realização das atividades. Conclui-se, com base na análise das atividades desenvolvidas e interação das/dos estudantes que, mesmo com dificuldades, o envolvimento das/dos estudantes na tentativa de elaborar a mística e o vídeo, estabelecendo o entrelace dos conteúdos de forma decolonial e dentro das dimensões da Educação em Direitos Humanos, foi expressivo e a aplicação da SD mostrou-se potencialmente motivadora para a discussão de temas ainda desassociados do Ensino de Química.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4371
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_juliamartinsfigueiredo.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.