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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4361
Title: | Abordagem da questão sociocientífica poluição por plásticos no ensino de química: uma análise de contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica de estudantes |
Authors: | Silva, Janaína Santana da |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/6443588588161854 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Firme, Ruth do Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
Keywords: | Química - Estudo e ensino;Intervenção pedagógica;Educação científica |
Issue Date: | 5-Nov-2020 |
Citation: | SILVA, Janaína Santana da. Abordagem da questão sociocientífica poluição por plásticos no ensino de química: uma análise de contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica de estudantes. 2020. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | In this monographic work, we aim to analyze the contributions and limitations of a pedagogical intervention with approach of the Socioscientific Issue (SSI) Pollution by plastics for the Scientific and Technological Literacy (STL) of students. In this perspective, we developed a research of the pedagogical intervention type, we followed a qualitative approach of the data, and we counted with the participation of twenty-two students of the 3rd grade of the high school of a public school of the state network of Pernambuco. We followed three methodological steps: 1) planning the pedagogical intervention; 2) development of pedagogical intervention; and 3) data analysis. The data collection instruments were the asks related to the case entitled “The greatest environmental challenge of the 21st century”, and six guiding questions. Based on the analyzes carried out, we can highlight contributions and limitations of the pedagogical intervention with of SSI Pollution by plastics approach to the students STL. Among the contributions, we highlight the guiding questions and the activities developed in the pedagogical intervention, since we identified in the students responses the levels of practical STL and civic STL. Among the limitations, we point out the time dedicated to addressing the case, since it was not enough for the development of discussions capable of mobilizing the other socioscientific aspects that were associated with the issue in question, since we do not perceive significant advances in the students responses to the questions of the case, at the beginning and at the end of the intervention, and the fact that the case, the guiding questions and the activities developed do not involve aspects that could promote the level of cultural STL. |
Description: | Neste trabalho monográfico temos o objetivo de analisar contribuições e limitações de uma intervenção pedagógica com abordagem da Questão Sociocientífica (QSC) poluição por plásticos para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de estudantes. Nesta perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, seguimos uma abordagem qualitativa dos dados, e contamos com a participação de vinte e dois estudantes da 3° série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Seguimos três etapas metodológicas: 1) planejamento da intervenção pedagógica; 2) desenvolvimento da intervenção pedagógica; e 3) análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados foram as perguntas relativas ao caso intitulado “O maior desafio ambiental do século XXI”, e seis questões norteadoras. Com base nas análises realizadas, podemos destacar contribuições e limitações da intervenção pedagógica com abordagem da QSC Poluição por plásticos para a ACT dos estudantes. Entre as contribuições destacamos as questões norteadoras e as atividades desenvolvidas na intervenção pedagógica, visto que identificamos nas respostas dos estudantes os níveis de ACT prática e de ACT cívica. Entre as limitações, apontamos o tempo dedicado à abordagem do caso, visto que não foi suficiente para o desenvolvimento de discussões capazes de mobilizar os demais aspectos sociocientíficos que estavam associados a problemática em questão, uma vez que não percebemos avanços significativos nas respostas dos estudantes para as questões do caso, no início e no final da intervenção, e o fato do caso, das questões norteadoras e das atividades desenvolvidas não envolverem aspectos que pudessem promover o nível de ACT cultural. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4361 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
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