Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4357
Título: Análise da participação das mulheres nas Ciências Exatas: um incentivo necessário.
Autor: Santana, Fernanda Kelly de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9819403074795750
Orientador: Lins, Micherllaynne Alves Ferreira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1692078320318220
Palavras-chave: Mulheres no ensino superior;Mulheres na ciência;Ciências exatas;Produtividade científica
Data do documento: 26-Fev-2021
Citação: Santana, Fernanda Kelly de. Análise da participação das mulheres nas Ciências Exatas: um incentivo necessário. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Historically the female presence in universities was marked by deficits and difficulties, women did not have access to education, and were only taught to take care of the home and family, the dream of being independent and contributing to society was distant. With much struggle, these first conquered spaces in primary and secondary education and only after long years that they entered higher education. The present study aimed to analyze the formation and participation of women in the context of the exact sciences, highlighting their difficulties and perspectives. It is a retrospective, descriptive and documentary study, carried out through a database of UFRPE (Federal Rural University of Pernambuco) and related studies done through a narrative review of the literature. The study showed the difficulties faced by women during their training and performance, especially with regard to the exact sciences, while also emphasizing the low female participation in these areas. As a result, it was found that the faculty of the analyzed institution is predominantly male, whereas the incoming student body is predominantly male in all the courses analyzed, as for the cut in the exact areas this difference is even greater, on the other hand, for all the analyzed courses, more women manage to complete the graduation. As expected, according to the latest DGP census, from a young age men marjoritly occupy leadership positions, while women remain the majority as non-leaders in research groups. For students who produce research, fortunately women are the majority at different levels of training.
Resumo: Historicamente a presença feminina em universidades foi marcada por déficits e dificuldades, as mulheres não tinham acesso à educação, e eram ensinadas apenas a cuidar da casa e da família, o sonho de ser independente e contribuir com a sociedade estava distante. Com muita luta, estas conquistaram primeiramente espaços na educação primária e secundária e só após longos anos que ingressaram na educação superior. O presente estudo teve como objetivo analisar a formação e participação das mulheres no contexto das Ciências Exatas, evidenciando as dificuldades e perspectivas destas. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e documental, realizado através de banco de dados da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e estudos relacionados feito através de uma revisão narrativa da literatura. O estudo evidenciou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres durante a formação e atuação, principalmente no tocante as Ciências Exatas, enfatizando ainda a baixa participação feminina nessas áreas. Como resultado obteve-se que o corpo docente da instituição analisada é predominantemente masculino, já o corpo discente ingressante é predominantemente masculino em todos os cursos analisados, quanto ao recorte perante as áreas de exatas essa diferença é ainda maior, por outro lado, para todos os cursos analisados, mais mulheres conseguem concluir a graduação. Como esperado, segundo o último censo do DGP, desde jovens os homens majoritariamente ocupam cargos de liderança, enquanto que as mulheres continuam sendo a maioria como não liderança nos grupos de pesquisa. Para os estudantes que produzem pesquisa, felizmente as mulheres são maioria nos diferentes níveis de treinamento.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4357
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_fernandakellydesantana.pdf767,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.