Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4353
Título: Proposta de um jogo didático intitulado Trilha do Fogo para o ensino de reação de combustão.
Autor: Viana, Eugênio Santana
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1530132254676601
Orientador: Batinga, Verônica Tavares Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7759044153725982
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Combustão;Jogos no ensino de Química
Data do documento: 9-Mar-2021
Citação: Viana, Eugênio Santana. Proposta de um jogo didático intitulado Trilha do Fogo para o ensino de reação de combustão. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This presents the development of a Didactic Game entitled "Fire trail" to approach the content of Combustion Reactions, aimed at students of the 1st year of high school, due to the need to plan and introduce ludic didactic strategies in Chemistry classes. This game consists of a questionnaire that aims to diagnose students' previous conceptions about combustion reaction and the steps that make up the didactic game based on theoretical criteria established in the literature, such as: cooperative, board and card games, rules set, puzzle, quiz game, accessories and roll and move. The aim of this game is to provide effective participation and student engagement, interaction between student-students and student-teacher, and the mediation of the teacher in the different moves for the collective construction of the chemical knowledge of combustion reaction.
Resumo: Este apresenta o desenvolvimento de um jogo didático intitulado “Trilha do Fogo” para abordagem do conteúdo de Reações de Combustão, voltada para estudantes do 1° ano do ensino médio, pela necessidade de planejar e introduzir estratégias didáticas lúdicas em aulas de Química. Este jogo é constituído de um questionário que visa diagnosticar as concepções prévias dos estudantes sobre reação de combustão e das etapas que compõem a elaboração do jogo didático com base em critérios teóricos estabelecidos na literatura, tais como: jogo cooperativo, de tabuleiro e cartas, regras definidas, puzzle, quiz game, acessórios e roll and move. Busca-se com este jogo propiciar a participação efetiva e o engajamento dos estudantes, a interação entre estudantes-estudantes e estudantes-professor, e a mediação do professor nas diferentes jogadas para a construção coletiva do conhecimento químico de reação de combustão.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4353
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eugeniosantanaviana.pdf507,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.