Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4343
Título: | Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos |
Autor: | Santos, Daysnan Nicolly Arcanjo dos |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8660965015640257 |
Orientador: | Firme, Ruth do Nascimento |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/7234636790850019 |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino;Contextualização do conteúdo;Compostos orgânicos;Biogás |
Data do documento: | 18-Dez-2019 |
Citação: | SANTOS, Daysnan Nicolly Arcanjo dos. Análise das compreensões de alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática biogás no ensino de compostos orgânicos. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Contextualization in science education, and more specifically in chemistry education, has been considered as a way to enable students to find meanings for the content addressed in the classroom. In this perspective, one of the possibilities of contextualization is based on the Freirean Thematic Approach (ATF). Given several possible themes for teaching chemistry from the ATF, we highlight the theme of Biofuels, more specifically Biogas, due to its numerous environmental and economic benefits. Therefore, in this research we aimed to analyze students' understandings after the development of a didactic intervention with the theme Biogas in the teaching of organic compounds. The qualitative research was carried out in a reference school in the high school of the public school system in the north of Recife. Twenty-eight students from the third grade of high school participated, but only thirteen students participated in the study data collection, and was conducted from the following steps: 1) elaboration of the didactic intervention; 2) application of the didactic intervention; and 3) data analysis. Based on the analyzes performed, we can say that the students' understanding: 1) were positive regarding the experimental activity Biogas Production and pointed out relevant aspects that constitute the process of a biodigester, such as the use of organic matter for biogas production. ; 2) related to organic compounds involved in biogas production, such as methane production and combustion with carbon dioxide production; 3) involved relationships between biogas and socioeconomic aspects, such as the cost-benefit of biogas production for sustainability and economic issues, especially for rural areas. However, from the understanding of the identified students, it can be said that the didactic intervention does not seem to have guaranteed students' understanding of other aspects related to organic compounds, such as nomenclature of organic compounds involved in the functioning of the biodigester for biogas. In this direction, aiming at a new research agenda, we propose that the didactic intervention elaborated, developed and analyzed in this research be rethought in order to subsidize the students in the understanding of other chemical contents related to the organic compounds involved in the biogas theme. |
Resumo: | A contextualização no ensino de Ciências, e mais especificamente no ensino de Química, tem sido considerada como uma forma de possibilitar que os alunos encontrem significados para os conteúdos abordados na sala de aula. Nesta perspectiva, uma das possibilidades de contextualização é a partir da Abordagem Temática Freiriana (ATF). Diante diversas temáticas possíveis para o ensino de Química a partir da ATF, destacamos a temática dos biocombustíveis, mais especificamente do biogás, devido aos seus inúmeros benefícios ambientais e econômicos. Portanto, nesta pesquisa tivemos o objetivo de analisar compreensões dos alunos após o desenvolvimento de uma intervenção didática com a temática Biogás no ensino de compostos orgânicos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida em uma escola de referência em ensino médio da rede pública de ensino da zona norte do Recife, contou com a participação de vinte e oito alunos da terceira série do ensino médio, mas apenas treze alunos participaram da coleta dos dados, e foi conduzida a partir das seguintes etapas: 1) elaboração da intervenção didática; 2) aplicação da intervenção didática; e 3) análises dos dados. Com base nas análises realizadas, podemos dizer que as compreensões dos alunos: 1) foram positivas diante da atividade experimental Produção de Biogás e apontaram aspectos relevantes constitutivos do processo de um biodigestor, como, por exemplo, a utilização da matéria orgânica para produção do biogás; 2) foram relativas aos compostos orgânicos envolvidos na produção de biogás, como, a produção e a combustão do metano com produção de gás carbônico; 3) envolveram relações entre o biogás e aspectos socioeconômicos, como por exemplo, o custo-benefício da produção do biogás com vistas a sustentabilidade e as questões econômicas, principalmente para as zonas rurais. Contudo, a partir das compreensões dos alunos identificadas, podemos dizer que a intervenção didática parece não ter garantido compreensões dos alunos acerca de outros aspectos relacionados aos compostos orgânicos, como, por exemplo, nomenclatura dos compostos orgânicos envolvidos no funcionamento do biodigestor para a produção de biogás. Nesta direção, visando uma nova agenda de pesquisa, propomos que a intervenção didática elaborada, desenvolvida e analisada nesta pesquisa seja repensada na perspectiva de subsidiar os alunos na compreensão de outros conteúdos químicos relativos aos compostos orgânicos envolvidos na temática do biogás. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4343 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Química (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tcc_daysnannicollyarcanjodossantos.pdf | 256,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.