Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Sandra da Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Wedja Leandra Pereira-
dc.date.accessioned2023-04-03T20:41:54Z-
dc.date.available2023-04-03T20:41:54Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.citationFerreira, Wedja Leandra Pereira. Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para dois livros didáticos do 3º ano. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4320-
dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições de dois livros didáticos, utilizados por uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, na aprendizagem de conteúdos estatísticos na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Baseando-se nos textos teóricos de Lopes (1998), Dante (1996), dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN, 1997); da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Gay (2008) entre outros autores, que deram suporte a pesquisa. Utilizamos uma entrevista aberta e dois livros didáticos utilizados pela professora como principais dados da pesquisa. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa e, baseada na análise de conteúdo de Oliveira, et al. (2003) e Bardin (1977), construímos duas grandes categorias e sete subcategorias de análise. Nesse contexto, um dos resultados apontado nesta pesquisa foi a importância do educando em ter acesso aos conceitos estatísticos voltados na perspectiva da Alfabetização e Letramento Matemático. Isso inclui uma forte habilidade de analisar e compreender seus significados além de ser capaz de fazer uma análise crítica dos dados apresentados. Assim, a escola tem um importante papel a desempenhar na divulgação dos conhecimentos estatísticos, desmistificando e estimulando a capacidade de leitura e interpretação dos dados.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of two textbooks, used by a class of the 3rd year of Elementary School, in the learning of statistical contents from the perspective of Literacy and Mathematical Literacy. Based on the theoretical texts of Lopes (1998), Dante (1996), of the National Curriculum Parameters of Mathematics (PCN, 1997); of the National Common Curriculum Base (BNCC, 2018), Gay (2008) among other authors, who support the research. The methodology is based on content analysis by Oliveira and Freire Andrade (2003), and Bardin (1977). We built two categories and seven subcategories of analysis for a universe of two textbooks. We used the open interview and two textbooks used by the teacher as the main research instrument. In this context, one of the results pointed out in this research was the importance of educating in having access to statistical concepts focused on the perspective of Literacy and Mathematical Literacy. This includes a strong ability to analyze and understand their meanings as well as being able to make a critical analysis of the data presented. Thus, the school has an important role to play in the dissemination of statistical knowledge, by improving and stimulating the ability to read and interpret data.pt_BR
dc.format.extent95 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleEstatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um olhar para dois livros didáticos do 3º ano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8202084306342639pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0974046822570556pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wedjaleandrapereiraferreira.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.