Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4311
Título: Estudo de compactação de solos coesos em tabuleiro costeiro cultivados com cana-de-açúcar: experimentação e modelagem
Autor: Mendonça, Edwardo Antonio dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5751088127061977
Orientador: Lima, Renato Paiva de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0597097892809102
Palavras-chave: Compactação do solo;Cana-de-açúcar;Porosidade;Florestas tropicais
Data do documento: 28-Jun-2019
Citação: MENDONÇA, Edwardo Antonio dos Santos. Estudo de compactação de solos coesos em tabuleiro costeiro cultivados com cana-de-açúcar: experimentação e modelagem. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O preparo inicial do solo, seguido pelo tráfego de veículos cada vez mais pesados, que atuam em variadas condições de umidades para operações de cultivo e colheita, podem ocasionar mudanças na estrutura do solo ao longo dos ciclos de cultivo. O objetivo desse trabalhos foi avaliar a influência do cultivo da cana-de-açúcar da distribuição de tamanho de poros do solo. Para este estudo, três áreas com diferentes usos da terra foram selecionadas: Mata Atlântica, solo recém revolvido e cultivo de cana-de-açúcar. Amostras com estrutura preservada foram coletadas utilizando anéis cilíndricos com diâmetro e altura de 5 cm. Em cada área, foram coletadas amostras nas camadas de 0-10, 10-20 e 20-30 cm de profundidade, com quatro repetições, nas quais foram medidas a porosidade total, a macroporosidade, mesoporosidade e microporosidade. Práticas de preparo de solo e o sucessivo cultivo da cana-de-açúcar reduziram a porosidade total e o microposidade do solo em relação a um condição de vegetação natural (Mata Atlântica). O preparo do solo aumentou o volume de mesoporos como uma consequência da redução da macroporosidade. O cultivo da cana-de-açúcar tende a elevar a macroporosidade perdida com o preparo do solo, em um processo de transformação de mesoporos em macroporos. Como resultado das transformações na distribuição do tamanho de poros do solo, é esperado que a aeração seja reduzida com preparo do solo, mas que seja recuperada à níveis próximos aos encontrados na Mata Atlântica durante o ciclo da cana-de-açúcar. O preparo do solo pode resultar em maior mecanismos de distribuição de água no solo relação ao solo de Mata Atlântica e ao cultivo de cana-de-açúcar, assim como o armazenamento de água no solo pode ser reduzido por ação do preparo do solo e do cultivo de cana-de-açúcar.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4311
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_edwardoantoniodossantosmendonca.pdf495,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.