Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPortela Júnior, Aristeu-
dc.contributor.authorSilva, Karina Sterffany da-
dc.date.accessioned2023-03-31T15:01:36Z-
dc.date.available2023-03-31T15:01:36Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationSilva, Karina Sterffany da. Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4288-
dc.descriptionO trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.pt_BR
dc.description.abstractThe study seeks to explore the context in which adolescents are inserted in compliance with socio-educational measures in the Socio-Educational Care Center of Jaboatão dos Guararapes. Analyzing the social representations of teachers about adolescents, the socio-educational system and the possible factors that contributed to the infraction, among other related aspects that arise during the course of the work. Analyzing, mainly, the way in which such representations are reflected in the pedagogical practice of educators. Scoring also aspects like physical structure of the center, administration, technical and pedagogical planning. The research arises from the concern regarding the increasing levels of crime and hospitalization of adolescents in resocialization centers. And it intends to bring a reflection and an alert to the urgency of significant changes in the issue of education for young people in conflict with the law and for the importance of the role of society and the State in a process of successful social reintegration. Therefore, to offer and to enable new paths and opportunities for personal and social growth of the individual.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleRepresentações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4092080162575836pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261345425063739pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_karinasterffanydasilva.pdf501,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.