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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Carmi Ferraz-
dc.contributor.authorSilva, Joziane Melo da-
dc.date.accessioned2023-03-31T14:49:58Z-
dc.date.available2023-03-31T14:49:58Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationSilva, Joziane Melo da. A contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4286-
dc.descriptionEste trabalho trata da temática do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Pedagogia. Nosso interesse foi levantar quais as contribuições do estágio supervisionado na formação dos estudantes de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O trabalho tem como embasamento teórico as discussões sobre o contexto histórico do estágio e os documentos da legislação norteadores do estágio. Abordamos também sobre o estágio e as diferentes concepções, assim como a importância deste na formação inicial dos estudantes. Utilizamos principalmente os estudos de Pimenta e Lima (2012); Barreiro e Gebran (2015), dentre outros estudiosos (as) da área que discorrem sobre o fenômeno investigado. Metodologicamente, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa, e utilizamos um questionário como instrumento para coleta de dados da pesquisa, além de recorrer ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2010) para analisá-lo. Os sujeitos investigados foram estudantes dos estágios III e IV do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. Os resultados desta pesquisa apontam que são grandes as contribuições do Estágio Supervisionado Obrigatório, pois possibilita aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE a consolidação da relação teoria e prática, a autonomia e constituição da identidade docente, dentre outras contribuições. Além disso, este estudo nos mostrou que o estágio é um momento oportuno da formação que possibilita trocas entre o campo acadêmico e o campo escolar e vice-versa, podendo, assim, fomentar novos saberes, novas reflexões acerca do lócus de atuação docente.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo trata sobre la asignatura de prácticas supervisadas en la carrera de Grado en Pedagogía. Nuestro interés fue conocer los aportes de la pasantía supervisada en la formación de estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. El trabajo tiene como base teórica las discusiones sobre el contexto histórico de la pasantía y los documentos de la legislación que orienta la pasantía. También abordamos la pasantía y las diferentes concepciones, así como la importancia de esta en la formación inicial de los estudiantes. Utilizamos principalmente los estudios de Pimenta y Lima (2012); Barreiro y Gebran (2015), entre otros estudiosos del área que discuten el fenómeno investigado. Metodológicamente, adoptamos un enfoque cualitativo, y utilizamos un cuestionario como instrumento para la recolección de datos de investigación, además de utilizar el Proyecto Curso Pedagógico (PPC, 2010) para analizarlo. Los resultados de esta investigación señalan que los aportes de la pasantía obligatoria supervisada son grandes, ya que permite a los estudiantes de la carrera de Pedagogía de la UFRPE consolidar la relación entre teoría y práctica, la autonomía y constitución de la identidad docente, entre otras contribuciones. Además, este estudio nos mostró que la pasantía es un momento oportuno de formación que permite intercambios entre el ámbito académico y el ámbito escolar y viceversa, pudiendo así propiciar nuevos conocimientos, nuevas reflexiones sobre el locus de la actividad docente.pt_BR
dc.format.extent55 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA contribuição do estágio supervisionado na formação do estudante de Pedagogia da UFRPE: a visão do discente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3844256913646966pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322696001671542pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
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