Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4273
Título: Técnica de clusterização aplicada à análise de perfis socioeconômicos de estudantes concluintes de cursos de computação
Autor: Souza, Clarissa Cordeiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1046530929912898
Orientador: Gouveia, Roberta Macêdo Marques
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2024317361355224
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação);Estudantes universitários;Status social;Avaliação educacional
Data do documento: 3-Jul-2022
Citação: SOUZA, Clarissa Cordeiro de. Técnica de clusterização aplicada à análise de perfis socioeconômicos de estudantes concluintes de cursos de computação. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The different social and economic classes of undergraduate students can impact the course of academic training and the permanence of such students in Brazilian higher education institutions. This course conclusion work applied a data mining technique called K-means clustering to the microdata of the 2017 National Student Performance Exam (ENADE), an exam applied by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), with the aim of analyzing the contexts that separate graduates from the various computer courses, whether bachelor’s or licentiate, using socioeconomic data. The results pointed to four large groups of students and, based on their analysis, it is possible to list a profile of a graduate student of computing in the year analyzed, since the clusters have several characteristics in common, such as: most students are of the sex male, single, white, opted for the face-to-face modality, attended high school in public schools, among others. However, some characteristics were found in specific groups, for example there is a group of graduates who are from full-time public institutions.
Resumo: As diferentes classes sociais e econômicas de estudantes de cursos de graduação podem impactar no percurso de formação acadêmica e na permanência de tais alunos nas instituições de ensino superior brasileiras. Este trabalho de conclusão de curso aplicou uma técnica de mineração de dados chamada de clusterização K-means aos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) do ano de 2017, exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de analisar os contextos que separam os concluintes dos diversos cursos de computação, seja bacharelado ou licenciatura, utilizando os dados socioeconômicos. Os resultados apontaram para quatro grandes grupos de estudantes e, a partir das suas análises é possível elencar um perfil de estudante concluinte de computação no ano analisado, visto que os clusters apresentam várias características em comum, tais como: a maioria dos estudantes são do sexo masculino, solteiros, de cor branca, optaram pela modalidade presencial, cursaram o ensino médio em escolas públicas, entre outras. Contudo algumas características foram encontradas em grupos específicos, como por exemplo existe um grupo de concluintes que são de instituições públicas de turno integral.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4273
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_clarissacordeirodesouza.pdf842,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.