Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4243
Título: Estudo de caso: Implantação do método de planejamento e controle da manutenção (PCM) como estratégia para o aumento da confiabilidade e disponibilidade dos ativos no setor de manutenção agrícola de uma usina de cana de açúcar da região nordeste.
Autor: Silva, Kerolly Thallya Pimentel Batista da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5671236699389554
Orientador: Centeno Gonzaléz, Felipe Orlando
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9688427609049172
Palavras-chave: manutenção;confiabilidade;indisponibilidade;PCM
Data do documento: 24-Mai-2022
Citação: SILVA, Kerolly Thallya Pimentel Batista da. Estudo de caso: Implantação do método de planejamento e controle da manutenção (PCM) como estratégia para o aumento da confiabilidade e disponibilidade dos ativos no setor de manutenção agrícola de uma usina de cana de açúcar da região nordeste. 2022. 53p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: This work is a case study that aims to demonstrate the importance of management in maintenance processes. Theoretical concepts that approach maintenance management in order to make the reader familiar with the subject and therefore portrayed in the practice of maintenance planning and control (PC) in the maintenance sector of a sugarcane sector implantation plant in the region North East. Through the computerized system announcements of the high-value company announcements of the high reliability of the chaotic reality of the low and the high unavailability of data generated by the cost and maintenance index of the maintenance of the maintenance of the cost and the high of the possible was the need for the sector to be responsible for maintenance management was verified. In this way, the maintenance planning and control sector (PCM) was planned, which is a maintenance area that strategically aims to process the processes of this segment. This study shows the importance of analyzing the performance indicators originated after the implementation of the PCM and as the case of decision making with greater precision and agility, resulting in an increase in the profitability of the organization.
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso que tem por finalidade demonstrar a importância da gestão nos processos de manutenção. Inicialmente foi evidenciado conceitos teóricos que abordam a gestão da manutenção a fim de deixar o leitor familiarizado com o tema e por conseguinte retratar na prática as melhorias advindas da implantação do setor de planejamento e controle da manutenção (PCM) no setor de manutenção de uma usina de cana de açúcar da região nordeste. Através dos dados advindos do sistema informatizado da empresa estudada somada à realidade caótica de baixa confiabilidade e elevada indisponibilidade dos ativos gerados pelo alto índice de manutenção corretiva o que levava à interrupção da produção e o alto custo da manutenção foi possível constatar a necessidade de um setor que fosse responsável pelo gerenciamento da manutenção. Dessa forma, foi implantado o setor de planejamento e controle da manutenção (PCM) que é uma área da manutenção que tem como intuito gerenciar de forma estratégica os processos desse segmento. Este estudo de caso mostra a importância da análise dos indicadores de desempenho provenientes após a implantação do PCM e como colaboram para tomadas de decisões com maior precisão e agilidade, tendo como consequência o aumento da rentabilidade da organização estudada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4243
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_kerollythallyapimentelbatistadasilva.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.