Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4239
Título: MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO E SELEÇÃO DE BATERIAS PARA O SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO
Autor: Lira Júnior, Mário Henrique de Oliveira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9895111503369969
Orientador: Gomes, Flávio da Silva Vitorino
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3701230748191590
Co-orientador : Araújo, Marcel Ayres de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0669410110930611
Palavras-chave: dimensionamento;baterias;método de decisão;veículos elétricos
Data do documento: 14-Jul-2022
Citação: LIRA JÚNIOR, Mário Henrique de Oliveira. MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO E SELEÇÃO DE BATERIAS PARA O SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA DE UM VEÍCULO ELÉTRICO. 2022. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.
Abstract: The design of a battery bank that satisfies the specific demands and range requirements of electric vehicles is a complex project and requires a lot of attention. For this sizing, requirements are used that encompass the characteristics of the batteries and provide which type of battery cell is most indicated, as well as the best arrangement for them. In this context, this work attempts to develop a battery sizing and selection method for the energy storage system of a pure electric vehicle based on the analysis of the vehicle energy demand information and the specificity of the battery technologies. The results demonstrate that the method assists in the decision making process, indicating the most appropriate type of battery cell, as well as the arrangement form and main characteristics of the battery energy storage system.
Resumo: A concepção de um banco de baterias que satisfaça as exigências específicas e os requisitos de autonomia dos veículos elétricos é um projeto complexo e requer muita atenção. Para este dimensionamento, são utilizados requisitos que englobam as características das baterias, e que fornecem qual o tipo de célula de bateria mais indicada, bem como a melhor disposição para as mesmas. Neste contexto, este trabalho tenta desenvolver um método de dimensionamento e seleção de baterias para o sistema de armazenamento de energia de um veículo puramente elétrico, com base na análise da informação da demanda de energia do veículo e da especificidade das tecnologias das baterias. Os resultados demonstram que o método ajuda no processo de tomada de decisão, indicando o tipo mais apropriado de célula de bateria, bem como a forma de disposição e as principais características do sistema de armazenamento de energia da bateria.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4239
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Civil (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_artmariohenriquedeoliveiralirajunior.pdf945,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.