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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4226
Título: | Projeto de uma caixa de redução por engrenagens cilíndricas retas para um veículo Baja SAE |
Autor: | Andrade, Douglas Santana |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6243297653363605 |
Orientador: | Farias Filho, João Gutemberg Barbosa de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0718103459959119 |
Palavras-chave: | Caixa de redução;Engrenagens;Veículo |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Citação: | ANDRADE, Douglas Santana. Projeto de uma caixa de redução por engrenagens cilíndricas retas para um veículo Baja SAE. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021. |
Abstract: | The system designed by the present work is a gearbox that uses straight cylindrical gears to reduce the rotation speed of the engine and increase the torque transmitted to the wheels. The design is made based on the maximum stresses present in the parts. These tensions will serve as a parameter to choose the materials to make the gears, shafts, keys and select the bearings. The study of the tensions present in the axes is done through the calculation of bending moment and shear force. The gears are designed according to the AGMA standard for cylindrical spur gears. The selection of the bearings is made by comparing the result of the calculation of the theoretical load on the bearing and the parts present in the catalogs. The material to be used as braces is selected by comparing the stress results with the tensile strength limit of each material. Throughout the calculation of the geometry of the parts, it is noticed that it is possible to design the box to be compact and resistant so that it has an easy installation on the vehicle. |
Resumo: | O sistema projetado pelo presente trabalho é uma caixa de redução que usa engrenagens cilíndricas retas para reduzir a velocidade de rotação do motor e aumentar o torque transmitido para as rodas. O projeto é feito baseado nas tensões máximas presentes nas peças. Essas tensões servirão de parâmetro para escolha dos materiais para confeccionar as engrenagens, eixos, chavetas e selecionar os mancais. O estudo das tensões presentes nos eixos é feito através do cálculo de momento fletor e esforço cortante. As engrenagens são projetadas seguindo o padrão AGMA para engrenagens cilíndricas retas. A seleção dos mancais é feita através da comparação entre o resultado do cálculo da carga teórica no mancal e as peças presentes nos catálogos. O material com o qual serão feitas as chavetas é selecionado comparando os resultados de tensão com o limite de resistência à tração de cada material. Ao longo do dimensionamento da geometria das peças percebe-se que é possível projetar a caixa para ser compacta e resistente de modo que tenha uma fácil instalação no veículo. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4226 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Mecânica (UACSA) |
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