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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Valéria Severina-
dc.contributor.authorConceição, Genilda Rosa da-
dc.date.accessioned2023-03-21T18:55:37Z-
dc.date.available2023-03-21T18:55:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationConceição, Genilda Rosa da. O gênero “projeto de pesquisa” em feiras de Ciências: uma perspectiva construtivista. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4187-
dc.descriptionA necessidade de fomentar o interesse pelo universo científico nos contextos educativos brasileiros, desde a educação básica, parece cada vez mais urgente. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o gênero projeto de pesquisa e aprendizagem significativa, a partir da proposta de feiras de ciências em contextos escolares e a percepção do letramento científico como um caminho para emancipação dos sujeitos, uma possibilidade de tornar os indivíduos independentes na busca por soluções de problematizações de interesse individual e social. Respondemos ao seguinte questionamento: “como promover uma aprendizagem significativa por meio do gênero projeto de pesquisa na educação básica levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e sua formação cidadã?”. No percurso metodológico, analisamos questionários aplicados a 10 professores e 10 alunos que participaram de eventos científicos em seus ambientes escolares. A análise foi embasada em autores como BEHRENS (2000), MORAES (2002 e 2004), TFOUNI (2002). Como resultados, percebemos que a prática da pesquisa no cotidiano escolar e a participação em feiras de ciências incentivam que o estudante seja um produtor de conhecimento, tornando o ambiente mais dinâmico e atrativo. Do mesmo modo, os estudantes, ao iniciarem um processo de construção de projeto, utilizam a pesquisa científica, estabelecem relações dinâmicas entre áreas do conhecimento, fazem questionamentos e buscam soluções de problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais de caráter local, nacional e/ou global e produzem gêneros dos mais diversos.pt_BR
dc.description.abstractFaced with the deep crisis experienced by Brazilian science, fostering interest in the scientific universe in educational contexts seems increasingly urgent. In this article we will present a reflection on the gender research project and significant learning, from the proposal of science fairs in school contexts and the perception of scientific literacy as a way for the emancipation of the subjects, a possibility to make individuals independent in the search for solutions to problematizations of individual and social interest. We answered the following question "how to promote meaningful learning through the gender research project in basic education taking into account the students' previous knowledge and their citizen formation", through the methodological analysis of questionnaires applied with 10 teachers and 10 students who participated in scientific events in their school environments, based on the bibliographic review of authors such as BEHRENS (2000), MORAES (2002 and 2004), TFOUNI (2002). As a result, we realized that the practice of research in everyday school and participation in science fairs encourage students to be a producer of knowledge, making the environment more dynamic and attractive. Likewise, students, when starting a project construction process, use scientific research, establish dynamic relationships between areas of knowledge, ask questions and seek solutions to social, cultural, economic and environmental problems of a local, national and / or global and produce genres of the most diverse.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectProjeto de pesquisapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.titleO gênero “projeto de pesquisa” em feiras de Ciências: uma perspectiva construtivista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8893406062883304pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letraspt_BR
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