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Título: A utilização de Game Learning Analytics em um Serious Game voltado ao turismo
Autor: Spinelli, Christian Rabelo do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7006082986551649
Orientador: Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0534822491953359
Palavras-chave: Jogos educativos;Learning analytics;Turismo
Data do documento: 5-Nov-2020
Citação: SPINELLI, Christian Rabelo do Nascimento. A utilização de Game Learning Analytics em um Serious Game voltado ao turismo. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: The digital games market has been consolidating in Brazil and its capacity to capture the attention of players allows games to be used educationally, with the development of Serious Games . Serious Games are games that are not only intended to entertain, but also to teach the player, including with regard to tourism. It aims to teach characteristics and customs of places for its inhabitants and tourists. The purpose of Game Learning Analytics is to gather information and analyze data from Serious Games for the purpose of improving its functionality and measuring learning. There are several ways to apply Game Learning Analytics to Serious Games and one of these ways is to use quizzes and mini games in parallel with the main game, within which approach the player should have a main mission in the game that encourages him to play and get resources to progress in the game as a result of having access to the learning mechanisms. From this approach, this article will describe the development of a Serious Games focused on tourism using Game Learning Analytics.
Resumo: O mercado de jogos digitais vem se consolidando no Brasil e o seu poder de capturar a atenção dos jogadores possibilita que jogos sejam utilizados de forma educacional, com o desenvolvimento de Serious Games. Serious Games são jogos que não têm apenas o objetivo de entreter, mas também de ensinar o jogador, inclusive com relação ao turismo. Que tem como objetivo ensinar características e costumes de lugares para seus habitantes e turistas. O objetivo do Game Learning Analytics é obter informações e analisar dados dos Serious Games com a finalidade de melhorar sua funcionalidade e medir o aprendizado. Existem várias formas de aplicar Game learning Analytics em um Serious Games e uma dessas formas é a utilização de quizzes e mini-games em paralelo ao jogo principal, dentro dessa abordagem o jogador deve ter uma missão principal no jogo que o estimule a jogar e obter recursos para progredir no jogo, em decorrência disso ter acesso aos mecanismos de aprendizagem. A partir dessa abordagem, neste trabalho descrevo o desenvolvimento de um Serious Games voltado ao turismo com a utilização de Game Learning Analytics.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4163
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