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Título: Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História.
Autor: Silva, Rodrigo Sousa da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3143685649199466
Orientador: Barbosa, Lúcia Falcão
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5667594441132627
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;Jogos no ensino de história;Inquisição;Pernambuco
Data do documento: 16-Dez-2019
Citação: Silva, Rodrigo Sousa. Produto didático: Jogo Sinfonia da Inquisição - o RPG como ferramenta empática no ensino de História. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The course conclusion work in question is a didactic product: Symphony of the Inquisition: RPG as an empathic tool in the teaching of history. Our goal was to produce a game about the Inquisition in the 16th century Pernambuco, specifically the case of Felicia Tourinho and, from it, to stimulate historical empathy (LEE, 2006). In this case, the use of RPG as an alternative language for the teaching of history aimed to bring closer to the thematic students and subjects that they consider so far from their reality. Instead of fixed, finished and unreachable history - the result of the markedly verbalist classes still very present in everyday school, through a playful language, we aim to stimulate students' immersion in history, as they disguise themselves as historical characters. And so, bring students and teachers closer to the subject they are studying, putting in their hands the power of decision and choice of what attitudes to take, living, for a class, the historical dramas experienced by the characters that otherwise seemed so far away.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Sinfonia da Inquisição: o RPG como ferramenta empática no ensino de História. Nosso objetivo foi produzir um jogo sobre a inquisição no Pernambuco quinhentista, especificamente o caso de Felicia Tourinho e, a partir dele, estimular a empatia histórica (LEE, 2006). Nesse caso, o uso do RPG como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais perto dos estudantes temáticas e assuntos que são considerados por eles tão distantes de sua realidade. Ao invés da história fixa, acabada e inalcançável – fruto das aulas marcadamente verbalistas ainda muito presentes no cotidiano escolar, através de uma linguagem lúdica, visamos estimular a imersão dos estudantes na História, ao se travestirem de personagens históricos. E, desta forma, aproximar alunos e professores do tema que estão estudando, colocando em suas mãos o poder de decisão e escolha de quais atitudes tomar, vivendo, por uma aula, os dramas históricos vividos pelas personagens que, de outra forma, pareciam tão longínquas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4160
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