Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4159
Título: | Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI |
Autor: | Efrem, Raissa Gouveia de Melo |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/7627972179532609 |
Orientador: | Barbosa, Lúcia Falcão |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5667594441132627 |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino;Literatura e história;Livro paradidático |
Data do documento: | 20-Dez-2019 |
Citação: | EFREM, Raissa Gouveia de Melo. Proposta de produto didático. Imperium: um livro paradidático sobre o uso da literatura para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The course conclusion work in question is an education intended product: "Imperium: A paradidactic book to debate over history teaching in the 21st century. Our objective was to produce a paradidactic book inspired by the children's and youth books Harry Potter, in order to promote historical empathy in basic history education classes (LEE, 2006). The paradidactic presented here aims to talk about the teaching of history in a school institution and presents as its central theme the concept of democracy. After all, the main purpose of knowing school history according to the guiding documents for this disciplinary content is to prepare students for the Democratic Rule of Law. In this case, the use of the paradidactic book as an alternative language for the teaching of history aimed to bring closer to thematic students and subjects that seem too complex and far from their reality. As an alternative to a fixed and finished history, full of dates and names, still present in daily school life, we seek to present a playful language, whose purpose is to stimulate students' immersion in history. |
Resumo: | O trabalho de conclusão de curso em questão trata-se de um produto didático: Imperium: um livro paradidático para debater o ensino de história e a democracia no século XXI. Nosso objetivo foi produzir um livro paradidático inspirado na série infanto-juvenil Harry Potter para, a partir dele, estimular a empatia histórica nas aulas de história da educação básica (LEE, 2006). O paradidático aqui apresentado visa falar sobre o ensino de história numa instituição escolar e apresenta como tema central o conceito de democracia. Afinal, o principal objetivo do saber histórico escolar de acordo com os documentos diretrizes para esse conteúdo disciplinar é preparar os estudantes para aturem no Estado Democrático de Direito. Nesse caso, o uso do livro paradidático como linguagem alternativa para o ensino de história visou trazer para mais próximo dos estudantes temáticas e assuntos que lhes parecem demasiado complexos e distantes de sua realidade. Como alternativa para uma história fixa e acabada, repleta de datas e nomes, ainda presente no cotidiano escolar, buscamos apresentar uma linguagem lúdica, cujo objetivo é estimular a imersão dos estudantes na História. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4159 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_proddid_raissagouveiademeloefrem.pdf | 474,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.