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Título: Da moralidade à transgressão: a moda feminina na cidade do Recife entre os anos 1916 a 1920.
Autor: Lima, Thays de Souza
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3891718129870477
Orientador: Nascimento, Alcileide Cabral do
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0117492153657559
Palavras-chave: Moda;Recife;Anos 1920;Roupas femininas;Feminilidade;Relações de gênero
Data do documento: 24-Fev-2021
Citação: Lima, Thays de Souza. Da moralidade à transgressão: a moda feminina na cidade do Recife entre os anos 1916 a 1920. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work aims to analyze how the novelties present in Recife's fashion, between 1916 and 1920, are opposed to the traditional models of gender and pattern of the ideal woman, representing both a break in customs and a tool of female transgression. The choice of the time cut is justified by the novelties presented with the Casa Gondim parade, which took place in 1916, in addition to the changes in fashion in the early post-war years that preceded the so-called "golden years". For this, the methodology was composed by bibliographic research and analysis of primary sources, to identify the elements that contributed to the insertion of new practices in society. Based on this, we investigated how the spatial changes and innovations in socialization practices, as well as their influence on the importation and use of new fashion trends, represented a threat to the model of morality that governed the Recife society in the period, reflecting on the representation of the Northeastern male and the figure of the woman of good family. The theoretical reference presented throughout this work helped us in the analysis of the relationship between fashion and the symbolic construction of gender from a binary perspective. The concepts of habitus, distinction, and field in Pierre Bourdieu, contributed to the understanding of fashion as a cultural practice, perceiving its use as a device of symbolic power, to reaffirm roles and characteristics expected in the relational binary between female and male. The concept of gender developed by Joan Scott allowed us to think of the conception of femininity as a historical category, which varies according to the context and power relations of the period. In this way, the transgressions present in the feminine fashion, in the temporal cut of this research, have outlined new ways of "being a woman", showing that fashion, as a cultural practice, can be used both as a tool for body discipline and as a discourse that denaturalizes the moral and biological ideals attributed to the feminine.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar de que forma as novidades presentes na moda recifense, entre os anos de 1916 a 1920, se contrapõem aos modelos tradicionais de gênero e padrão da mulher ideal, representando tanto uma ruptura nos costumes quanto uma ferramenta de transgressão feminina. A escolha do recorte temporal se justifica em razão das novidades que são apresentadas com o desfile da Casa Gondim, ocorrido no ano de 1916, além das mudanças na moda nos primeiros anos do pós guerra que precedem os chamados “anos loucos”. Para tal, a metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica e análise de jornais e revistas do período, de modo a identificar os elementos que contribuíram para a inserção de novas práticas na sociedade. Com base nisso, investigamos como as mudanças espaciais e as inovações ocorridas nas práticas de socialização, bem como sua influência na importação e uso de novas tendências de moda, representaram uma ameaça ao modelo de moralidade que regia a sociedade recifense no período, refletindo na representação do macho nordestino e na figura da mulher de boa família. O referencial teórico apresentado ao longo deste trabalho, nos auxiliou na análise a respeito da relação entre a moda e construção simbólica dos gêneros em perspectiva binária. Os conceitos de habitus, distinção e campo em Pierre Bourdieu, contribuíram na compreensão da moda enquanto prática cultural, percebendo sua utilização como dispositivo de poder simbólico, a fim de reafirmar papéis e características esperadas na binariedade relacional entre feminino e masculino. O conceito de gênero desenvolvido por Joan Scott nos permitiu pensar a concepção de feminilidade como uma categoria histórica, que varia de acordo com o contexto e as relações de poder do período. Dessa forma, as transgressões presentes na moda feminina, no recorte temporal da presente pesquisa, delinearam novas formas de “ser mulher”, mostrando que a moda, enquanto prática cultural, tanto pode ser utilizada como ferramenta de disciplina dos corpos, quanto como discurso que desnaturaliza os ideais morais e biologizantes atribuídos ao feminino.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4157
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