Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.authorOliveira, Karoline Mery de-
dc.date.accessioned2023-03-16T19:24:40Z-
dc.date.available2023-03-16T19:24:40Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.citationOliveira, Karoline Mery. Memorial da UFRPE: a divulgação da memória Institucional através de ações educativas. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4153-
dc.descriptionEntendendo que o museu existe por e para estabelecer uma relação entre sua comunidade e objetos significativos de sua cultura, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do Memorial da UFRPE como espaço que cumpra com essa dimensão dos museus. Para isso realizamos uma reflexão sobre as ações pedagógicas e jogos didáticos desenvolvidos pela equipe do Memorial. Para a pesquisa foi realizada a leitura dos referenciais teóricos relacionados aos campos da museologia e da História dos museus. Também buscamos conhecer os processos de constituição da UFRPE sua importância social para entender o sentido da construção de um memorial para uma universidade. E dessa forma, dialogando com a discussão sobre o Memorial da UFRPE, utilizamos teóricos ligados aos campos da Memória, Educação em Museus, ensino de História em Museus e Educação Patrimonial. A metodologia empregada também inclui a análise das fontes disponíveis no acervo do memorial e análise da execução dos jogos. Por fim, concluímos que os jogos didáticos utilizados não atuam isolados em si mesmo, mas buscam se fundamentar na pesquisa teórica e no acervo do Memorial da UFRPE. Eles fazem com que cada peça seja utilizada como referência e fonte de conhecimento sobre a história da universidade. Entendemos que a comunicação realizada dentro do Memorial corresponde a um processo educacional que estimula e facilita a interação entre a comunidade visitante e a equipe responsável pela manutenção do memorial, possibilitando a construção e a troca de conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding that the museum exists for and to establish a relationship between its community and significant objects of its culture, the present study aims to understand the social role of the UFRPE Memorial as a space that fulfills this dimension of museums. For that, we made a reflection on the pedagogical actions and didactic games developed by the Memorial team. For the research, the theoretical references related to the fields of museology and the history of museums were read. We also seek to understand UFRPE's constitution processes and their social importance to understand the meaning of building a Memorial for a university. In this way, in dialogue with the discussion about the UFRPE Memorial, we used theorists linked to the fields of Memory, Education in Museums, Teaching History in Museums and Heritage Education. The methodology employed also includes an analysis of the sources available in the memorial collection and an analysis of the execution of the games. Finally, we conclude that the educational games used do not act in isolation in themselves, but seek to be based on theoretical research and on the UFRPE Memorial collection. They make each piece used as a reference and source of knowledge about the history of the university. We understand that the communication carried out inside the Memorial corresponds to an educational process that stimulates and facilitates the interaction between the visiting community and the team responsible for maintaining the memorial, enabling the construction and exchange of knowledge.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectAtividades didáticaspt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.titleMemorial da UFRPE: a divulgação da memória institucional através de ações educativas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4899888101948247pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1888823708270264pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_karolinemerydeoliveira.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.