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Título: Os “Meninos do Recife”: o olhar de Abelardo da Hora sobre o abandono de crianças e adolescentes (1960-1962)
Autor: Silva, Emmanoel Alexandre da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8320982234183889
Orientador: Miranda, Humberto da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1254987493556824
Palavras-chave: Assistência a menores;Menores abandonados;Recife (PE);Anos 1960;Infância - Historiografia;Arte - Aspectos políticos;Arte e sociedade
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: SILVA, Emmanoel Alexandre da. Os “Meninos do Recife”: o olhar de Abelardo da Hora sobre o abandono de crianças e adolescentes (1960-1962). 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This paper aims to discuss the setbacks between the legal discourses of the Child Assistance Service (SAM) about abandoned and destitute children and the scenario of social vulnerability and violence experienced by children and adolescents, between 1960 and 1962, in the city from Recife. In a theoretical-methodological way, the work adopts the perspective of children and adolescents as historical. Therefore, in the first chapters, the work started from the historical contextualization of the creation of the Service and identified its internal problems and its goals of discipline and control, based on Foucault's studies. Then, in the third chapter, explained both the violent and repressive way that the SAM applied in Recife, using material from the Diário de Pernambuco, published throughout January 1960, which denounce the hospitalization of a teenager done in such a way. abusive and inappropriate. As well as, in the last chapter, based on the trajectory of Abelardo da Hora as an engaged artist and his artistic production as a social denunciation, he exposed the scenario of vulnerability that children and adolescents suffered from the analysis of engraving 22, from the Meninos do Recife series (1962), by the plastic artist. In this chapter, the theoretical and methodological aspects of the use of art in History, the conceptualization of intellectual being, the role of the artist in society, engaged and militant art, among others, will be deepened. In this way, the work intends to contribute to the historiography of childhoods so that children and adolescents can be considered as autonomous and protagonists of their own history. It also presents itself as relevant and innovative when identifying as setbacks between legislation and as different social realities of Recife from alternative and artistic sources, highlighting the importance of aesthetic-political education (GOMES, 2019) in the construction of historical awareness, leading to not only rationality counts, but also subjectivity, thus building a more humanized and less exclusive historiographical modus operandi.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contrariedades entre os discursos legais do Serviço de Assistência ao Menor (SAM) sobre crianças abandonadas e desvalidas e o cenário de vulnerabilidade social e de violência vivenciada por crianças e adolescentes, entre 1960 a 1962, na cidade do Recife. De maneira teórica-metodológica, o trabalho adota a perspectiva de crianças e adolescentes enquanto sujeitos históricos. Para tanto, nos primeiros capítulos o trabalho partiu da contextualização histórica da criação do serviço e identificou seus problemas internos e suas estratégias de disciplina e controle, a partir dos estudos foucaultianos. Em seguida, no terceiro capítulo, expôs tanto a maneira violenta e repressiva que o SAM se aplicava em Recife, ao utilizar matérias do Diário de Pernambuco, publicadas ao longo de janeiro de 1960, que denunciam o internamento de um adolescente feito de maneira abusiva e inadequada. Como também, no último capítulo, a partir da trajetória de Abelardo da Hora enquanto artista engajado e de sua produção artística como denúncia social, expôs o cenário de vulnerabilidade que crianças e adolescentes sofriam a partir da análise da gravura 22, da série Meninos do Recife (1962), do artista plástico. Neste capítulo, serão adensadas discussões teórico-metodológicas sobre o uso da arte na História, a conceituação do ser intelectual, o papel do artista na sociedade, arte engajada e militante, dentre outras. Dessa forma, o trabalho pretende contribuir com a historiografia das infâncias para que se considere crianças e adolescentes enquanto sujeitos autônomos e protagonistas da sua própria história. Como também se apresenta relevante e inovadora ao identificar as contrariedades entre as legislações e as diferentes realidades sociais do Recife a partir de fontes impressas e artísticas, ressaltando a importância da educação estético-política (GOMES, 2019) na construção da consciência histórica, levando em conta não somente a racionalidade, mas também a subjetividade, construindo assim, um modus operandi historiográfico mais humanizado e menos excludente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4146
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