Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lucas Victor-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Carlindo José da-
dc.date.accessioned2023-03-14T21:03:53Z-
dc.date.available2023-03-14T21:03:53Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSilva Júnior, Carlindo José da. Nesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4141-
dc.descriptionO presente trabalho monográfico analisa a presença das histórias em quadrinhos em dois documentos governamentais e uma coleção de livros didáticos: o Edital e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018 e a coleção Cenas da História, voltada para o Ensino Médio. Por meio da análise de conteúdo são observadas em primeiro lugar, como as histórias em quadrinhos aparecem no Edital, de que forma ele faz defesa à sua presença nas propostas de coleções didáticas. Em segundo lugar são analisados os três volumes da coleção Cenas da História. Usando o livro do estudante e do professor são verificadas as formas como aparecem e são utilizadas as narrativas gráficas sequenciais no ensino de História, para isso serão são descritos e analisados as HQs existentes na coleção (aquelas pertencentes a mesma e HQs oriundas de outros locais de produção), suas propostas de atividade e as instruções trazidas para o professor no manual a ele dedicado. São utilizadas na abordagem as seguintes categorias: uso da HQ como ilustração, uso da HQ como fonte histórica, HQ que favorece o protagonismo docente e HQ que favorece o protagonismo discente. O último objeto de análise é o Guia do PNLD 2018, no tocante a sua avaliação e sugestões de uso coleção didática analisada anteriormente. Ao fim da pesquisa são apresentados e discutidos os resultados obtidos, como também são feitas sugestões visando o aperfeiçoamento dos documentos e do material didático estudado.pt_BR
dc.description.abstractThe present monographic work analyzes the presence of Comics in two government documents and a collection of textbooks, the Notice and the Guide to the National Textbook Program (PNLD) of 2018 and the Cenas da História collection, focused on high school. Through content analysis are observed first, as the Comic Stories appear in the Notice, how he defends their presence in the proposals of didactic collections. Secondly, the three volumes of the Scenes of History collection are analyzed. Using the student and teacher books, the ways in which they appear and the sequential graphic narratives are used in the teaching of history are described and analyzed in the collection (those belonging to it and comics from other production sites), its activity proposals and the instructions brought to the teacher in the manual dedicated to him. The following categories are used in the approach: use of comic books as an illustration, use of comic books as a historical source, comic books that favor the teaching protagonism and comic books that favor the student protagonism. The last object of analysis is the PNLD Guide 2018, regarding your assessment and suggestions for use didactic collection previously analyzed. At the end of the research, the results are presented and discussed, as well as suggestions made for the improvement of the documents and the didactic material studied.pt_BR
dc.format.extent58 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleNesse livro tem quadrinhos: uma análise do edital e do Guia PNLD 2018 e da coleção Cenas da História.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342526045645672pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0058476610695399pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_carlindojosedasilvajunior.pdf688,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.