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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4136
Título: | O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar |
Autor: | Umbelino, Vívian Barros |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/9064194771192345 |
Orientador: | Andrade, Juliana Alves de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;História - Estudo e ensino;Ensino fundamental |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Citação: | UMBELINO, Vívian Barros. O que é fundamental para o ensino de História nos anos finais (6º ao 9 º ano)? Reflexões sobre Avaliação de Aprendizagem no cotidiano escolar. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | On the basic educational level, the evaluation of learning stands out as a way of keeping track of the student's accomplishments, with it's results being determinant of the educational success or failure. Taking that in consideration, we have the objective of investigate the process of evaluation of learning in History on schools. We analyze the narrative from teachers that work in middle school (from 6º to 9º grade) in Pernambuco, reflecting about their practices throught the method of Oral History, and relating the narratives with the most used evaluation instruments. We are aligned to the post-critic perspective of evaluation of learning, in which one observes the authoritary and assimetrical relationship estabilished with knowledge on schools, that is, evaluates the relationship power/knowledge (FOUCAULT, 1998) in the process of validating knowledge. |
Resumo: | Na educação básica, a avaliação da aprendizagem possui um lugar de destaque por acompanhar o desempenho dos estudantes, sendo seus resultados definidores do sucesso ou fracasso escolar. Considerando isso, temos por objetivo investigar o processo de avaliação da aprendizagem em História nas escolas. Analisaremos as narrativas de docentes que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em Pernambuco, refletindo sobre suas práticas através da metodologia de História Oral e relacionando as narrativas com os instrumentos avaliativos mais utilizados. Estamos alinhados a perspectiva de avaliação da aprendizagem pós-crítica, onde se observar a relação autoritária e assimétrica estabelecido com o saber no espaço escolar, ou seja, avalia-se a relação poder-saber (FOUCAULT, 1998) no processo de validação do conhecimento. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4136 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
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