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Título: Caiu na Olimpíada de História e agora uso nas minhas aulas!: os debates envolvendo as questões de gênero na ONHB (2015-2017).
Autor: Vieira, Maria Eduarda
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4838349970389030
Orientador: Andrade, Juliana Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
Palavras-chave: História - Estudo e ensino;Competições escolares;Relações de gênero
Data do documento: 4-Mar-2021
Citação: Vieira, Maria Eduarda. Caiu na Olimpíada de História e agora uso nas minhas aulas!: os debates envolvendo as questões de gênero na ONHB (2015-2017). 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Knowing the importance of the act of evaluating in the school routine and the challenges imposed by the process, this article seeks to reflect on the impact of the National Olympics in Brazilian History (ONHB) in the way the field of History Teaching thinks about the evaluation of learning. Through a brief historiographic panorama on the meanings of teaching and learning history, and by analyzing the evaluation process at ONHB, we problematized gender issues in the tests. In view of the growing numbers of gender-based violence in the country and the negative repercussions on the cultural practices of children and adolescents, it was intended to observe how gender issues are mobilized in the Olympics. To this end, we selected some questions that were asked in the tests of the first, second and third phases, from the 2015 to 2017 editions, in addition to the bibliographical survey about the evaluation of learning, the Olympics and gender studies. In a preliminary way, we can affirm from this study, that the ONHB allows / the teacher / the expansion of the way of thinking the evaluation and progression of historical knowledge and the students the exercise of thinking historically about gender issues of the present time.
Resumo: Sabendo da importância do ato de avaliar no cotidiano escolar e os desafios impostos pelo processo, o presente artigo busca refletir sobre o impacto da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) na maneira como o campo do Ensino de História pensa a avaliação da aprendizagem. Através de um breve panorama historiográfico sobre os sentidos de ensinar e aprender História, e da análise do processo de avaliação na ONHB, problematizamos as questões de gênero nas provas. Tendo em vista os crescentes números de violência de gênero no país e as repercussões negativas nas práticas culturais de crianças e adolescentes, pretendeu-se observar de que maneira as questões de gênero são mobilizadas na Olimpíada. Para tanto, selecionamos algumas perguntas que foram realizadas nas provas da primeira, segunda e terceira fase das edições de 2015 a 2017, além do levantamento bibliográfico acerca da avaliação da aprendizagem, olimpíada e dos estudos de gênero. De forma preliminar, podemos afirmar a partir desse estudo, que a ONHB permite a/ao professor/a ampliação da maneira de pensar a avaliação e progressão do conhecimento histórico e aos estudantes o exercício de pensar historicamente questões de gênero do tempo presente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4132
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

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