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Título: “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD.
Autor: Paraiso, Diana Bárbara do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5957556943043849
Orientador: Dantas, Mariana Albuquerque
Palavras-chave: Memória;Cultura afro-brasileira;Negras na arte;Literatura;Rap (Música)
Data do documento: 17-Dez-2019
Citação: Paraíso, Diana Bárbara do Nascimento. “Becos da resistência”: uma análise historiográfica sobre Conceição Evaristo e Kmila CDD. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This work has the objective to do a comparative analysis between Conceição Evaristo’s book “becos da memória” and the Kmilla CDD’s EP “Preta Cabulosa”, black women, presenting in lyricism strongly representing discourses of afro-Brazilian memory, from the oral and musical rescue. Both born in the peripheral of large urban centers, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carry in their experiences and, consequently, in their musical production, collective memory. Moreover, It is intended to point out the absence of the use of rap lyrics and songs in the teaching of history in schools. Thus, it is sought as the theories that encompass cultural history in Brazil, highly widespread from the 1980s, to aggregate the subjectivities, new approaches and new objects, expanding the History writing of Water Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago and others, influenced the historiographic rescue of these authors who use different languages, the literature and rap music, respectively, contributing to the protagonization of memories generall silenced in national history, both at the university and in other formal and non-formal spaces of education.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa, entre o livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo e o EP “Preta Cabulosa” de Kmila CDD, mulheres negras, que apresentam no lirismo discursos fortemente representativos da memória afro-brasileira, a partir do resgate oral e musical. Ambas nascidas nas periferias de grandes centros urbanos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, carregam em suas vivências e, consequentemente, nas suas produções, memórias coletivas. Além disso, pretende-se apontar a ausência do uso das letras e das músicas do rap no ensino de História nas escolas. Assim, procura-se como as teorias que abrangem a História Cultural no Brasil, bastante difundida a partir dos anos 1980, por agregar as subjetividades, novas abordagens e novos objetos, expandidos à escrita da História por Walter Benjamin, E.P. Thompson, Margareth Rago e outros, influenciaram no resgate historiográfico dessas autoras que utilizam de linguagens diversas, a literatura e o rap, respectivamente, contribuindo para protagonizar memórias geralmente silenciadas na história nacional tanto na universidade como nos demais espaços formais e não formais de educação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4114
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