Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4107
Título: | Interseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de Pernambuco |
Autor: | Albuquerque, Adriana de Souza |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/2963782145798809 |
Orientador: | Silva, Lucas Victor |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0058476610695399 |
Palavras-chave: | Gênero e educação;Formação de professores;Prática docente |
Data do documento: | 19-Fev-2021 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Adriana de Souza. Interseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de Pernambuco. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This article presents an experience report, through a literature review and participatory observation carried out at the Silva Jardim High School Reference School, experienced within the Teaching Initiation Program, in the History subarea, of the Federal Rural University of Pernambuco. This text reflects on the educational potential of the classification approach carried out within the Gender Core Wilma Lessa. We conclude that, thanks to popular movements and social demands, during the period of redemocratization in Brazil, it advances in the creation of education documents that reinforced the importance of teaching gender in schools. However, given the political conjuncture of the last few years, the teaching of gender has recklessly been censored from official documents, through the interference of neoconservative and neoliberal groups. In return for such a setback, a Secretariat for Women in Pernambuco expands the number of educational institutions with Centers for Gender Studies and Confronting Violence Against Women, enabling teachers and teachers to work in teaching gender in schools. |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência, mediante revisão de literatura e observação participativa realizada em uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, vivenciada no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da subárea de História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente texto reflete sobre as potencialidades educativas da abordagem de gênero realizadas dentro de um Núcleo de Gênero. Concluímos que, graças aos movimentos populares e às demandas sociais, durante o período de redemocratização o Brasil avança na criação de inúmeros documentos da educação que reforçaram a importância do ensino de gênero nas escolas. Contudo, dada a conjuntura política dos últimos anos, imprudentemente o ensino de gênero tem sido censurado de documentos oficiais, através da ingerência das bancadas neoconservadoras e neoliberais. Em contrapartida a tal retrocesso, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, amplia o número de instituições de ensino com Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra Mulher, possibilitando que professores e professoras possam atuar no ensino de gênero nas escolas. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4107 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_adrianadesouzaalbuquerque.pdf | 394,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.