Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4100
Título: O trato com o conteúdo ginástica rítmica: a percepção de professores do sexo masculino sobre sua atuação numa modalidade exclusivamente feminina.
Autor: Bezerra, Wilson Paulo da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2368898383193724
Orientador: Beltrão, Natália Barros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Palavras-chave: Ginástica rítmica;Relações de gênero
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: Bezerra, Wilson Paulo da Silva. O trato com o conteúdo ginástica rítmica: a percepção de professores do sexo masculino sobre sua atuação numa modalidade exclusivamente feminina. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: From the discussions about gender that revolve around the universe of sport, Rhythmic Gymnastics (GR) is present as that modality that is said to be exclusive to only one of the sexes, the female. Analyzing the vision and reality of male teachers about their role in GR is the general objective of this research, which also has in its specific objectives the aim of identifying the possible limitations faced by a GR teacher, and also pointing out what are the potential of a teacher of this modality.. This study also seeks to know How is the performance of male teachers in Rhythmic Gymnastics, an exclusively female modality? Methodologically, the theme was analyzed through a descriptive, cross-sectional study with a quali-quantitative focus, from a questionnaire that was applied in the form of an interview, with the participation of three teachers, bringing as an inclusion criterion, being male and working with GR. The initial contact with these teachers was made through their social networks and the interviews were all online. The research results indicate that, in the view of these teachers, there is a lack of visibility for male GR, so that this modality can develop and attract new students and that the current reality of teachers working in the area is that they still face some prejudices for being male. and work in a still feminine modality. The initial hypothesis of the study was confirmed, since it was found that GR, as an exclusively female modality, limits the space for the performance of male teachers. Thus, according to what was said by each teacher interviewed, the male GR is advancing, but at very slow steps, so that a future is seen for male practice within this modality, but it is still unknown when this will happen. The media, which is a great promoter of sports, can be a factor that influences the development of this modality for boys, which is currently not happening and this does not happen ends up being a barrier, where, according to everything that was seen, the Barriers are very present in the universe of those who intend to enter this career, but the representation of having a male teacher in an exclusively female modality is very important.
Resumo: A partir das discussões sobre gênero que giram em torno do universo do esporte, a ginástica rítmica (GR) se faz presente como aquela modalidade que é dita como sendo de exclusividade de apenas um dos sexos, o feminino. Analisar a visão e a realidade de professores do sexo masculino sobre sua atuação na GR é o objetivo geral desta pesquisa, que ainda traz em seus objetivos específicos o intuito de identificar quais as possíveis limitações que enfrenta um professor de GR, e também apontar quais são as potencialidades de um professor dessa modalidade. Esse estudo também busca saber como se dá a atuação de professores do sexo masculino na ginástica rítmica, uma modalidade exclusivamente feminina. Metodologicamente, o tema foi analisado através de um estudo descritivo, de corte transversal e com enfoque quali-quantitativo, a partir de um questionário que foi aplicado em forma de entrevista, contando com a participação de três professores, trazendo como critério de inclusão, serem do sexo masculino e trabalharem com GR. O contato inicial com esses professores foi feito através de suas redes sociais e as entrevistas foram todas de forma online. Os resultados da pesquisa indicam que, na visão desses professores, falta visibilidade para a GR masculina, para que esta modalidade possa se desenvolver e atrair novos alunos, e que a atual realidade dos professores atuantes na área é de que ainda enfrentam alguns preconceitos por serem do sexo masculino e trabalharem numa modalidade ainda feminina. A hipótese inicial do estudo foi confirmada, uma vez que se verificou eu a GR, como modalidade exclusivamente feminina, limita o espaço para atuação de professores homens. Dessa forma, de acordo com o que foi dito por cada professor entrevistado, a GR masculina esta avançando, porém a passos muito lentos, de forma que se enxerga um futuro para a prática masculina dentro desta modalidade, mas ainda não se sabe quando isso vai acontecer. A mídia que é uma grande divulgadora de esportes pode ser um fator que influencie no desenvolvimento desta modalidade para os meninos, o que atualmente não esta acontecendo e esse não acontecer acaba sendo uma barreira, onde de acordo com tudo o que foi visto, as barreiras estão muito presentes no universo de quem pretende ingressar nessa carreira, mas a representatividade de se ter um professor do sexo masculino numa modalidade exclusivamente feminina é muito importante.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4100
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_wilsonpaulodasilvabezerra.pdf697,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.