Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099
Título: A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica.
Autor: Santana, Sidney Luiz Leite de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6594024028774633
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física;Ensino fundamental;Pedagogia crítica
Data do documento: 19-Fev-2021
Citação: Santana, Sidney Luiz Leite de. A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Recife: uma análise à luz da pedagogia histórico-crítica. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work, which was intended to investigate how publications in the area of Physical Education - PE deal with the importance of their classes, in the initial grades of elementary education in the city of Recife. Who occupies, and how possible gaps are occupied, left by the absence of PE teachers in these places. For this purpose, bibliographical and documentary researches were carried out, as well as content analysis. To this end, we define our research problem as: What is the importance of PE, for students in the initial grades of elementary education in publications in the area, based on what the Critical Historical Pedagogic - PHC advocates for the social function of schools and PE in schools? Of the municipality of Recife? And to answer it, the following general objective: to identify the importance of PE, for students in the initial grades of elementary education in publications in the area, based on what the PHC advocates for the social function of the school and PE, in schools in the municipality from Recife. And two specific ones: a) exposing from the PHC the social function of the school and the PE, and b) analyzing the legal / historical milestones of education, notably the PE, both in the municipal schools of Recife. We look at the social function of the school and PE, in accordance with what the PHC and the critical-overcoming approach advocate, we also
Resumo: Esse trabalho, que teve como intenção, investigar como as publicações na área da Educação Física - EF tratam a importância das suas aulas, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade do Recife. Quem ocupa, e como são ocupadas possíveis lacunas, deixadas pela ausência de professores de EF nestes locais. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como, análises de conteúdo. Neste intuito definimos como nosso problema de pesquisa: Qual a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área, a partir do que preconiza a Pedagogia Histórico-Crítica - PHC a função social da escola e da EF em escolas do município do Recife? E para respondê-lo, o seguinte objetivo geral: identificar a importância da EF, para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental nas publicações na área a partir do que preconiza a PHC a função social da escola e da EF, em escolas do município do Recife. E dois específicos: a)expor a partir da PHC a função social da escola e da EF, e b) analisar os marcos legais/históricos da educação, notadamente da EF, ambos nas escolas municipais do Recife. Nos debruçamos sobre a função social da escola e da EF, de acordo com o que preconiza a PHC e a abordagem crítico-superadora, também promovemos um resgate histórico, apontando os principais marcos legais que influenciaram as diretrizes educacionais atuais. E realizamos uma análise de conteúdo, a partir de unidades regulares, selecionadas criteriosamente de obras, que comprovadamente tratam do tema, de modo específico, e que foram pesquisadas nos periódicos RBCE – Revista Brasileira de Ciências do Esporte e SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas, reconhecida no meio acadêmico por sua contribuição na divulgação das produções científicas, nesta e em outras áreas. Por fim, as obras nos mostraram que, apesar de no discurso, ou no papel, a EF ser tratada como importante, há ainda a necessidade de legitimação da EF, a compreensão dos seus reais objetivos, e melhores iniciativas públicas, e que as proposições perpassam por atender e combater de modo mais contundente estes pontos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4099
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_sidneyluizleitedesantana.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.