Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4095
Título: O impacto da infraestrutura nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino do município do Jaboatão dos Guararapes.
Autor: Silva, Rafael Farias da
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação Física escolar;Prática pedagógica;Infraestrutura escolar
Data do documento: 25-Fev-2021
Citação: Silva, Rafael Farias da. O impacto da infraestrutura nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino do município do Jaboatão dos Guararapes. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes - PE, frente à ausência de espaços adequados para realização de aulas. Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: descrever os espaços físicos utilizados pelos professores de EF; reconhecer os limites e possibilidades do trato com o conhecimento nas aulas de Educação Física. O interesse pelo estudo parte das experiências ocorridas durante a formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na qual tivemos a oportunidade através da disciplina de Estágio Supervisionado de acompanhar o trabalho pedagógico realizado por alguns professores em unidades educacionais do Estado. Percebemos nesses locais que os planejamentos das aulas de Educação Física são frequentemente adaptados e readaptados, muitas vezes por falta de estruturas no tocante a espaços e equipamentos, ou até mesmo inalterados, ficando suas práticas, devido às condições de trabalho do professor, passível e restrita a prática do “rolar bola”. Vimos e sentimos ao intervir, quão desafiador é o trabalho do professor no seu dia a dia, frente à ausência de espaços adequados e de recursos para ministrar suas aulas e como esses elementos são importantes, pois sua falta compromete direta e indiretamente o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta dos dados, das transcrições das falas dos participantes do vídeo-denúncia, realizado pelo Sindicato de trabalhadores em educação do Jaboatão dos Guararapes-PE, do qual trouxeram elementos que foram interpretados, e dessa forma, contribuíram para reconhecer os limites da prática pedagógica no cotidiano da escola. As interpretações foram construídas a partir da triangulação dos grupos de análises, com a transcrição das falas dos participantes da denúncia, da seleção dos eventos críticos e com o referencial teórico utilizado no estudo.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Jaboatão dos Guararapes - PE, frente à ausência de espaços adequados para realização de aulas. Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: descrever os espaços físicos utilizados pelos professores de EF; reconhecer os limites e possibilidades do trato com o conhecimento nas aulas de Educação Física. O interesse pelo estudo parte das experiências ocorridas durante a formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na qual tivemos a oportunidade através da disciplina de Estágio Supervisionado de acompanhar o trabalho pedagógico realizado por alguns professores em unidades educacionais do Estado. Percebemos nesses locais que os planejamentos das aulas de Educação Física são frequentemente adaptados e readaptados, muitas vezes por falta de estruturas no tocante a espaços e equipamentos, ou até mesmo inalterados, ficando suas práticas, devido às condições de trabalho do professor, passível e restrita a prática do “rolar bola”. Vimos e sentimos ao intervir, quão desafiador é o trabalho do professor no seu dia a dia, frente à ausência de espaços adequados e de recursos para ministrar suas aulas e como esses elementos são importantes, pois sua falta compromete direta e indiretamente o trabalho pedagógico do professor de Educação Física. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, que teve como instrumento de coleta dos dados, das transcrições das falas dos participantes do vídeo-denúncia, realizado pelo Sindicato de trabalhadores em educação do Jaboatão dos Guararapes-PE, do qual trouxeram elementos que foram interpretados, e dessa forma, contribuíram para reconhecer os limites da prática pedagógica no cotidiano da escola. As interpretações foram construídas a partir da triangulação dos grupos de análises, com a transcrição das falas dos participantes da denúncia, da seleção dos eventos críticos e com o referencial teórico utilizado no estudo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4095
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaelfariasdasilva.pdf454,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.