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Título: O conteúdo lutas com foco no karatê e sua possibilidade pedagógica na produção do conhecimento na educação formal e informal
Autor: Silva, Maria Lúcia e
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Luta (Esporte);Karatê;Projetos de desenvolvimento social;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 6-Dez-2021
Citação: SILVA, Maria Lúcia e. O conteúdo lutas com foco no karatê e sua possibilidade pedagógica na produção do conhecimento na educação formal e informal. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The aim of this study was to analyze in the production of knowledge how the content of struggles with a focus on karate has been approached in the production of knowledge in formal and informal education; The methodology used was a bibliographical study with a qualitative approach, starting from works that deal with pedagogical works with struggles and emphasizing books and articles that involved the interpretation of this phenomenon to understand and interpret behaviors, perceptions and understand the path to problematize the martial arts; The conclusion we obtained was that struggles should be addressed by Physical Education professionals at school in the formal or informal scope, deconstructing the image of the struggle with violence and helping children and adolescents to understand the meaning of the struggle phenomenon. In this perspective, we qualify that karate through its philosophy performs the process of cultural growth and elevation.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar na produção do conhecimento como o conteúdo lutas com foco no karatê vem sendo abordado na produção do conhecimento na educação formal e informal; A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, partindo de obras que versam sobre trabalhos pedagógicos com as lutas e dando ênfase aos livros e artigos que envolveram a interpretação deste fenômeno para compreender e interpretar comportamentos, percepções e entender qual o caminho para problematizar a arte marcial. A conclusão que obtivemos foi que as lutas devem ser abordadas pelos profissionais da Educação Física escolar no âmbito formal ou informal, desconstruindo a imagem da luta com a violência e auxiliando as crianças e os adolescentes a entenderem o significado do fenômeno luta. Nesta perspectiva qualificamos que o karatê através da sua filosofia desempenha o processo de crescimento e elevação cultural.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4085
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