Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4078
Título: Jogos populares: uma revisão bibliográfica.
Autor: Silva Filho, José Fernando da
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação Física;Jogos;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 26-Mai-2022
Citação: Silva Filho, José Fernando da. Jogos populares: uma revisão bibliográfica. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The practice of popular games has been forgotten by new generations of children and adolescents, who are often unaware or superficially aware of such games. Therefore, this study aims to investigate how the theme of popular games is found within the production of knowledge as content of physical education. For this, we seek to identify how the game emerged, how it developed historically, and how it is presents today. In addition, to describing it is characteristics and classifications, and we analyze as content of physical education and how to treat it pedagogical. This study consists of qualitative research of a bibliographic, carried out in the periodicals of Movimento Magazine (UFRGS) and Magazine of the Interdisciplinary Postgraduate Program in Leisure Studies (LICERE). After selecting and analyzing the articles found, it was found that few studies were related to popular games. From the results found, we can see those popular games, despite their great value for education and their importance as an element of popular culture, continue to lose space for other practices. We emphasize that the topic is quite broad and further studies will be needed before a complete understanding of this phenomenon.
Resumo: A prática dos jogos populares tem sido esquecida pelas novas gerações de crianças e adolescentes, que muitas vezes desconhecem ou conhecem superficialmente tais jogos, nesse sentido o presente estudo se propõe, a investigar como se encontra a temática jogos populares dentro da produção do conhecimento enquanto conteúdo da educação física. Para isso fomos buscar identificar como surgiu o jogo, como se desenvolveu historicamente e como se apresenta hoje. Além de descrever quais suas características e classificações. Também o analisamos enquanto conteúdo da educação física e como trata-lo pedagogicamente. Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, realizada nos periódicos das Revistas Movimento (UFRGS) e Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (LICERE). Após seleção e análise dos artigos encontrados, verificou-se que poucos estudos tinham relação com a temática jogos populares. A partir dos resultados encontrados podemos perceber que os jogos populares apesar do grande valor para educação e de sua importância como elemento da cultura popular, seguem perdendo espaço para outras práticas. Destacamos que o tema é bastante amplo e outros estudos serão necessários antes de uma completa compreensão deste fenômeno
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4078
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josefernandodasilvafilho.pdf901,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.