Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4073
Título: Caracterização dos artigos originais sobre dança afro na educação física escolar da última década: uma revisão sistematizada.
Autor: Silva, Isabor Maria da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2658308453717366
Orientador: Beltrão, Natália Barros
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
Palavras-chave: Danças afro-brasileiras;Educação Física escolar;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: Silva, Isabor Maria da. Caracterização dos artigos originais sobre dança afro na educação física escolar da última década: uma revisão sistematizada. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The prioritization and preparation of the contents of physical education in the school always tries to be as broad as possible, meeting the needs of students regarding the appropriation and expansion of their knowledge regarding culture. In this scenario, Afro dances present themselves as a great source of knowledge about the history of the country and the various cultural manifestations that we have in each region However, there is an absence in the contents related to Afro-Brazilian dances in the curriculum, which are a content that is little treated in undergraduate and school education. Thus, the objective of this work is limited to the realization of a systematized analysis of original articles available in the most qualified national journals, in order to identify and characterize how this theme has been presented, and what subsidies or theoretical contributions these publications offer to the professional in the area. The research was carried out in journals taken and selected from the Sucupira platform, as well as the Google Scholar platform based on a quality classification criterion and using the application of inclusion filters and Descriptors in Health Sciences - DeCS found in the digital platform of the Virtual Health Library VHL, and had as a final result only one article, which points out the perceptions about the content afro dance in school physical education from the experiences of elementary school teachers from municipal schools in Santa Rosa do Sul - SC From its result, we conclude that there is, in fact, a lack of studies on Afro dance as a content of physical education school, and that this is a potential theme in future academic studies, representing another discussion material on the theme of afro within education spaces.
Resumo: A priorização e preparação dos conteúdos da educação física na escola tenta ser sempre a mais ampla possível, atendendo às necessidades dos alunos quanto à apropriação e expansão dos seus conhecimentos no tocante à cultura. Nesse cenário, as danças afro se apresentam como uma grande fonte de conhecimento acerca da história do país e das diversas manifestações culturais que temos em cada região. Nota-se, entretanto, uma ausência nos conteúdos relacionados às danças afro-brasileiras no currículo, sendo elas um conteúdo pouco tratado na graduação e na formação escolar. Assim, o objetivo deste trabalho delimita-se à realização de uma análise sistematizada de artigos originais disponíveis nos periódicos nacionais mais qualificados dos últimos dez anos, de forma a identificar e caracterizar como tem se apresentado essa temática, e quais subsídios ou aportes teóricos estas publicações oferecem ao profissional da área. A pesquisa foi realizada em periódicos retirados e selecionados da plataforma Sucupira, disponível no site da CAPES, como também da plataforma Google Acadêmico utilizando a aplicação de filtros de inclusão e dos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS encontrados na plataforma digital da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, e teve como resultado final apenas um artigo, que pontua as percepções sobre o conteúdo dança afro na Educação Física escolar a partir dar vivências de Professores do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Santa Rosa do Sul - SC. A partir disto, concluímos que existe, de fato, uma carência de estudos sobre a dança afro como conteúdo da Educação Física escolar, e que este é um tema potencial em futuros estudos acadêmicos, representando mais um material de discussão sobre a temática do afro dentro dos espaços de educação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4073
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_isabormariadasilva.pdf434,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.