Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4071
Título: Educação física, relações de gênero e educação: uma análise sobre as pesquisas presentes nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE)
Autor: Messias, Geiliane Rebeca
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2902371218049291
Orientador: Lira, Maria Helena Câmara
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1315487815493191
Palavras-chave: Educação física;Relações de gênero;Produção científica
Data do documento: 11-Nov-2021
Citação: MESSIAS, Geiliane Rebeca. Educação física, relações de gênero e educação: uma análise sobre as pesquisas presentes nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE). 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This study aims to analyze the scientific production published in the annals of CONBRACE that address the issue of gender relations and school physical education, in order to identify and analyze the main categories used, their epistemological bases and which propositions fit Physical Education in the educational scope. For this we have the information that was presented of CBCE, the importance in the sports and educational scope, as well as its Thematic Working Groups (GTT), with a focus on GTT 07 - Gender. Following, there is a presentation of CONBRACE, with a greater focus in the 2015, 2017, and 2019 editions that covered the theme of gender officially as an area of study of the CBCE. Therefore, from these editions, a survey was done and carried out all of the works presented with the theme of gender, thus making a content analysis of what is on the agenda about the theme within the Congress. It was possible to note throughout the research that most of the articles researched dealt with gender relations and physical education outside of school, highlighting the need for research in schools physical education. In addition, we seek to fulfill the objectives of identifying proposals for Physical Education in this area, in order to meet social needs.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a produção científica publicada nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) que aborda a temática de relações de gênero e educação física escolar, para assim, identificar e analisar as principais categorias utilizadas nestes estudos, suas bases epistemológicas e quais proposições cabe à Educação Física, acerca deste tema, no âmbito educacional. Para isso, foram apresentadas informações acerca do CBCE, sua importância no âmbito esportivo e educacional, bem como os seus Grupos de Trabalhos Temáticos (GTT), com enfoque no GTT 07 – Gênero. No seguimento, encontra-se uma apresentação do CONBRACE, com enfoque maior nas edições de 2015, 2017 e 2019 que abordaram o tema gênero, oficialmente como uma área de estudos do CBCE. Portanto, a partir destas edições foi realizado um levantamento de todos os trabalhos apresentados com a temática gênero, fazendo assim uma investigação, à luz do método de análise de conteúdo, do que está em pauta sobre o tema dentro do Congresso. Foi possível perceber ao longo da pesquisa que a maioria dos artigos pesquisados trata das relações de gênero e educação física fora da escola, alertando a necessidade das pesquisas na Educação Física Escolar. Além disto, buscamos cumprir com o objetivo de identificar as proposições para a Educação Física nesta área para corresponder às necessidades sociais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4071
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_geaneconceicaodoamaral.pdf499,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.