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Título: A influência do sexismo na prática de futsal: o futsal feminino no ambiente escolar
Autor: Felipe, Daniele de Andrade
Orientador: Lindoso, Rosângela Cely Branco
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3076590717855221
Palavras-chave: Educação física;Futsal;Sexismo;Pesquisa bibliográfica
Data do documento: 16-Out-2020
Citação: FELIPE, Daniele de Andrade. A influência do sexismo na prática de futsal: o futsal feminino no ambiente escolar. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Physical Education is a curricular unit that helps to reflect on various issues, including sexism, research that deals especially with gender relations and discrimination in sports practices is still a little scarce. Situations of discrimination, prejudice, inequality and stereotyping are notorious in the practice of women's futsal. In view of the importance of knowing the differences that exist in sports and the insertion of women in this scenario, this study aimed to analyze the understandings of gender, sexism and discrimination in girls who practice futsal, identifying whether the existing prejudice for this practice and whether it influences or not their participation in this activity. The methodology used was bibliographic research, the work used books, periodicals, magazines and internet sites. It was also used a qualitative research, of a descriptive nature, the data were acquired through a questionnaire with ten questions asked to 115 students who participate in physical education classes in a public school and a private school in the city of Recife. The students have previous approximations with the notion of gender relations existing in society. In the country, where sport is a national identity, the female sex still has no evidence, being yet another place to be conquered by women. The occupation of that place, therefore, will promote more respect and reduce discrimination. There is a lot to debate about women's futsal because it is a space that still needs more attention from social researchers.
Resumo: A Educação Física é uma unidade curricular que ajuda a refletir sobre várias questões entre elas o sexismo, ainda são um pouco escassas as pesquisas que tratam especialmente as relações de gênero e a discriminação nas práticas esportivas. Situações de discriminação, preconceito, desigualdade e estereotipia são notórias na prática do futsal feminino. Frente à importância do conhecimento das diferenças existentes nos esportes e a inserção das mulheres nesse cenário, este trabalho teve como objetivo analisar as compreensões de gênero, sexismo e discriminação em meninas que praticam futsal identificando se o preconceito existente para essa prática e se isso influencia ou não a participação delas nessa atividade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, o trabalho se valeu de livros, periódicos, revistas e sites da internet. Utilizou-se, também, uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, os dados foram adquiridos por um questionário com dez perguntas realizadas a 115 alunas que participam das aulas de educação física em uma escola pública e uma escola privada da cidade de Recife. As alunas possuem prévias aproximações com a noção das relações de gênero existentes na sociedade. No país, onde o esporte é uma identidade nacional, o sexo feminino ainda não possui evidência, sendo mais um lugar a ser conquistado pelas mulheres. A ocupação desse lugar, por conseguinte, promoverá mais respeito e reduzirá a discriminação. Existe muito que se debater acerca do futsal feminino porque é um espaço que ainda precisa de mais atenção por parte dos investigadores sociais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4062
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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