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Título: Produção do conhecimento em Educação Física escolar: a questão da saúde.
Autor: Sena, Ângela Souza Pantaleão de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6515200410221210
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física escolar;Saúde;Produção do conhecimento;Produção científica
Data do documento: 23-Fev-2021
Citação: Sena, Angela Souza Pantaleão de. Produção do conhecimento em Educação Física escolar: a questão da saúde. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This work aims to analyze the health concepts implicit in the monographs produced in the Physical Education Degree Course at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), based on the mapping of these productions and identifying their contributions to the understanding of the concept of health in the context of the formation of Physical Education teachers. To this end, we carried out a qualitative research, of documentary type, having as main source, the monographs whose objects of study present the relationship between Health, Physical Education and School, delivered in the period of 2013-2019, considering those that were available online line until March 2020, when the COVID-19 pandemic began, published in the Integrated Library System / UFRPE. Thus, we realized that, of the 142 monographs that we accessed for analysis, only 4 of them are directly related to the topic in question, which indicated that the individual perspective is still a strong presence in the authors' references, pointing out the need to expand the studies, and a closer relationship with references that address health in a collective perspective, for Physical Education to advance in its field of intervention.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, analisar as concepções de saúde implícitas nas monografias produzidas no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a partir do mapeamento dessas produções e identificando suas contribuições para compreensão do conceito de saúde no contexto da formação de professores de Educação Física. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo documental, tendo como principal fonte, as monografias cujos objetos de estudo apresentam a relação entre Saúde, Educação Física e Escola, entregues no período de 2013-2019, considerando àquelas que estavam disponíveis on line até março de 2020, quando se iniciou a pandemia do COVID-19, publicadas no Sistema Integrado de Bibliotecas/UFRPE. Desse modo, percebemos que, das 142 monografias que acessamos para análise, apenas quatro delas estão diretamente relacionadas ao tema em questão, o que indicou que a perspectiva individual ainda é uma forte presença nas referências dos autores, apontando a necessidade de ampliação dos estudos, e uma maior aproximação com as referências que abordem a saúde numa perspectiva coletiva, para a Educação Física avançar em seu campo de intervenção.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4056
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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