Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4050
Título: A inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino Médio
Autor: Ramos, Bruno da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0524745725966990
Orientador: Rodrigues, Sara Cristina Pinto
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3203651092650480
Palavras-chave: Física;Ensino médio;Raios X;Efeito Compton
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: RAMOS, Bruno da Silva. A inserção dos tópicos de raios-X e efeito Compton no Ensino Médio. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: A forma como a Física é abordada no ensino médio das escolas brasileiras tem um foco quase que totalmente voltado para a física newtoniana, o que acaba causando uma total falta de tato dos alunados com tópicos de física moderna. Em consequência disto, e mantendo em mente que embora esta seja uma área de pesquisa relativamente nova, que surgiu por volta do final do século XIX e inicio do século XX, os conteúdos da física moderna já estão sendo aplicados em diversos lugares. Este presente trabalho tem como proposta a inserção dos tópicos de Raios-X e efeito Compton na grade curricular do ensino médio, tais tópicos são de grande importância para a física moderna e para a vida cotidiana das pessoas, por exemplo, os Raios-X são usados em larga escala para ajudar a população de várias formas diferentes, entre outras aplicações.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4050
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_brunodasilvaramos.pdf856,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.