Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/404
Título: Composição química e valor nutritivo de quatro cultivares de capim elefante
Autor: Guedes, Paulo Leonardo Correia
Paz, Luiz Gonzaga da
Palavras-chave: Capim elefante;Digestão;Valor nutritivo
Data do documento: 1994
Citação: Guedes, Paulo Leonardo Correia; Paz, Luiz Gonzaga da. Composição química e valor nutritivo de quatro cultivares de capim elefante. Cadernos Ômega. Série Zootecnia, Recife, n. 2, p. 47-59, 1994.
Abstract: Estudou-se a composição química e o valor nutritivo de quatro cultivares de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) estabelecidas em solo Podzóico Vermelho-Amarelo e submetidas a três épocas de corte. Foi utilizado delineamento de blocos ao acaso, com arranjo de parcelas subdividas, com três repetições. Testou-se nas parcelas principais as cultivares Cameroon, Roxo de Botucatu, Kizozi e Mercker e, nas subparcelas, as épocas de corte 15.05.90, 15.07.90 e 15.09.90. A época de corte influenciou significativamente a composição química e o valor nutritivo das cultivares testadas. Em condição adequada de adubação e regime pluvial da segunda época de corte, as cultivares Cameroon, Roxo de Botucatu e Kizozi apresentaram teores proteína bruta acima de 8%, suficientes para atender à demanda animal de proteína para mantença. A cultivar Kizozi apresentou melhor digestibilidade in vitro da matéria seca em relação às demais comportamento semelhante. O melhor coeficiente de digestibilidade in vitro da matéria seca foi observado na primeira e na segunda épocas de corte da capineira. Todas as de capim elefante demonstraram bom potencial nutritivo, confirmando seu excepcional valor recurso forrageiro.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/404
Aparece nas coleções:n. 2, 1994 (Série Zootecnia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1994_zoo_05.pdf743,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador